segunda-feira, 5 de maio de 2008

Por que é tão difícil encarar as mudanças?

Há exatos 2 anos eu estava indo ao consulado da Noruega em São Paulo dar entrada no pedido de visto de noivado para me mudar aqui para a Noruega. Não estava nervosa, não tinha a mínima sombra de dúvida. Aquilo era tudo o que eu queria. Quando o visto saiu, comprei passagem, vendi alguns dos meus pertences, larguei emprego e entrei num avião sozinha pela primeira vez na vida. Não me arrependo de nada, pois estou muito feliz.

Agora nós dois estamos enfrentando um período de mudanças. Devido à falta de empregos melhores aqui na ilha tanto para mim como para meu marido, resolvemos 'puxar o carro' em direção à cidade grande. Lugares pequenos na Noruega são quase que uma muralha para forasteiros. Ou você conhece alguém que trabalha no lugar onde você quer emprego, ou nada feito. Não importa quanta educação superior e experiência você tenha. Claro que não estou falando dos empregos desprezados pelos nativos, como operário de indústria pesqueira, faxineiro, etc.

E é essa mudança relativamente pequena perto daquela que fiz do Brasil para cá em 2006 que está me amedrontando. Acho tão difícil abandonar a segurança que temos aqui com nossa casinha, nossa rotina e nossa tranquilidade que estou num período de negação. Não quero ir. Mas, sei no fundo que as chances para nós numa cidade grande vão se multiplicar. Que venha então a mudança.

"Only I can change my life. No one can do it for me."
Carol Burnett (1936 - )
http://www.quotationspage.com

2 comentários: