quarta-feira, 7 de maio de 2008

Lá vem a tenebrosa época das provas

Sábado agora irei para Trondheim fazer o exame de inglês TOEFL. Não lembro se escrevi antes, mas eu vou ter que fazer esta prova por que as autoridades de ensino daqui não reconheceram nem o inglês que tive na escola no Brasil e nem os certificados que tirei na época que era professora. Sem problemas, eu até acho bom fazer este exame por que, depois que norueguês virou minha língua oficial, meu inglês ficou bem enferrujado. No final de semana passado fiz um simulado e alcancei uma pontuação muito boa, bem maior que o exigido pelas autoridades de ensino. A prova será em um dos dois campi da NTNU, Gløshaugen. Vai ser legal conhecer um pouco da universidade.

No ensino médio, as provas também estão marcadas. Amanhã teremos uma prova de política e sociedade norueguesa. Dia 22 será prova de norueguês 'fagdag'. Trata-se de uma prova que envolve questões de literatura, interpretação de texto e história do idioma. Dia 26, será uma prova que todos os noruegueses escreverão em nynorsk, o segundo idioma oficial. Eu, como sou estrangeira, vou escrever em bokmål. Dois dias antes vamos receber um folheto com diversos artigos e textos para estudar. Na segunda, vamos escrever uma redação sobre um tema entre cinco alternativas, usando aquele folheto como apoio.

Nesse mesmo dia, vamos ficar sabendo qual matéria foi sorteada para nossa prova oral, que será dia 6 de junho. Ou eu vou fazer prova de norueguês, ou de política e sociedade norueguesa. Mas, fiquei sabendo que, como só faço duas matérias, o sorteio vai ter a opção 'dispensada'. Tomara que eu pegue dispensa. Nem tanto pelas matérias em si, mas fico nervosa só de pensar que vou ter que apresentar uma palestra para os examinadores.

A segurança aqui é tão rígida que, quem quiser fazer as provas usando o próprio computador, vai ter que entregá-lo para uma pessoa da escola e esta pessoa removerá todos os documentos salvos no PC. E nos dias que dividem uma prova da outra, não vamos poder ficar com o computador. Eu achei um tanto complicado, por isso vou fazer a prova escrita à mão mesmo. Falando nisso, hoje de manhã ouvi no rádio que os examinadores da NTNU estão tendo problemas para corrigir trabalhos dos estudantes devido à péssima caligrafia. Um examinador disse que, se ele não entender o que está no papel, ele reprova na hora.

Segunda-feira, dia 12 é feriado aqui. Por que dia 11 é dia de Pentecostes, eles folgam na segunda-feira. Uma coisa que eu nunca vou entender aqui é por que há tantos, mas tantos feriados religiosos se a maioria do pessoal aqui não é chegada a uma igreja. Eu acho que no Brasil há bem menos feriados religiosos...

Dia 17 de maio é o dia mais importante da Noruega, o dia da constituição.Acho que vamos comemorar de um jeito bem diferente, mas ainda não temos nada definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário