terça-feira, 17 de abril de 2012

Música brasileira em uma classe norueguesa

Hoje tive um dia de cão no trabalho, fico muito irritada com ditos 'colegas' que em vez de cooperar só complicam as coisas... não posso entrar em detalhes, mas desta vez não engoli o sapo, não, fui falar com o diretor! E percebo que isso me deixou menos estressada.
Mas, acontecem coisas engraçadas também. Segunda-feira, na minha aula de espanhol da nona série (corresponde à oitava série no Brasil), meus alunos vieram me pedir para entrar no You Tube e exibir o clipe da música "Ai, se eu te pego" na lousa eletrônica. Pelo que eu entendi, está música está fazendo, ou fez muito sucesso no Brasil. Não é meu tipo de música, mas é tão interessante ver que há alguns anos era difícil uma canção cantada em idioma estrangeiro fazer sucesso em outro país, e agora, um garoto norueguês canta em português com a maior naturalidade. Sinais de que a globalização está dando frutos. Foi engraçado ouvir meus alunos tentando acompanhar o tal do Michel Teló cantando em português. Acho que vou preparar alguma atividade com a música e fazê-los comparar português com espanhol. Uma outra música cantada em português que faz muito sucesso por aqui há anos é "Chorando se foi", do Kaoma (aqueles da lambada).Através do blog da Luciana cheguei ao blog da Dani e lá encontrei um vídeo da banda alemã Baseballs cantando uma cover de Ai, se eu te pego:




...e há um comercial de uma agência de viagens em circulação com uma moça que canta uma música em português com muito sotaque:



Agradeceria muito saber quem está cantando, se alguém souber, mande um comentário!
E falando em nossa língua portuguesa, amanhã vou fazer algo que nunca imaginei que ia acontecer comigo na Noruega!Vou tentar escrever amanhã contando como foi. Engraçada a vida, quando a gente pensa que já experimentou de tudo, surge o convite para algo completamente novo...

O julgamento do terrorista norueguês responsável pelos ataques de 22/07/2011 começou ontem, e quase só se fala nisso na imprensa norueguesa. Ele não demonstra o menor sentimento de arrependimento e hoje disse que, se pudesse, faria tudo de novo. O julgamento se estenderá por no mínimo dez dias mais.   

Estou adorando o livro Comer, Rezar e Amar. Poderia escrever páginas e páginas de citações do livro com as quais eu me identifico. Estou quase na metade.

6 comentários:

  1. Menina eles conseguem falar/ cantar em portugues tão facilmente, eu fico impressionada! .... E fico mais de boca aberta ainda pelo fato de uma musica tão besta fazer tanto sucesso!
    Sabe que outro dia eu estava no mercado, e tava tocando o chorando de se foi hehe ... foi engracado ouvir portugues no mercado! Mas primeira vez que vi esse comercial, que bonitinho... mas sem duvidas não é uma brasileira cantando, tem sotaque demais! hehe ...

    Claro que o louco psicopata do Breivik não mostra remorso, ele é um psicopata! Foi exatamente o que eu disse pro meu marido.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!
      Pois é, não é música de primeira qualidade, mas dá sempre saudade do Brasil quando escuto minha língua por aqui.
      Semana difícil essa com as declarações macabras do terrorista. Espero que o julgamento passe rápido. Obrigada por comentar, beijo!

      Excluir
  2. Olá Raquel,sobre a música Aí se eu te pego,do Michel Teló,não só fez,como ainda está fazendo sucesso,não só aqui no Brasil,como também em várias partes do mundo,incluíndo celebridades do esporte,que comemoram dançando essa música,bem sem graça na verdade..
    Sobre esse vídeo que vc postou,acho que a voz é da cantora Laura Palsine,pelo menos parece muito a voz dela,é o que acho..
    E parabéns pelo convite do comercial,estou torcendo por vc daqui,quem sabe uma nova carreira está começando não é? he,he,,
    Abrços.Elaine C.

    ResponderExcluir
  3. Estava navegando na internet e encontrei seu blog, adorei.
    Estou encantada,mas também curiosa pra saber como eles cantariam as outras 2 música brasileiras, que são como chiclete nesse verão, cantada até por romenos, "balada boa(tche tche rere)" de Gusttavo Lima e " EU QUERO TCHU, EU QUERO TCHÁ" de João Lucas e Marcelo.
    Amei conhecer sua história.
    Boa noite!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a versão que você postou do "Ai se eu te pego". E´bom demais ouvir os gringos cantando na nossa língua. Você também dá aulas de português ou só de espanhol? Eu dou aulas de português em Oslo, se puder dê uma olhada na minha página no facebook: Lær portugisisk i Norge. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dei uma olhadinha na página, que legal! Você tem muitos alunos de português? Eu dou somente aula de inglês e espanhol na escola. Leciono um pouco de português para o meu marido de vez em quando. Bjs.

      Excluir