sábado, 14 de abril de 2012

O duro recomeço depois de uma viagem maravilhosa

Domingo passado retornei de viagem e recomeçar a semana no trabalho foi bem difícil. Fizemos uma ótima viagem e os relatos aparecerão por aqui aos poucos. Hoje é sábado e o sol está brilhando lá fora. Meu marido está fazendo um check up em nossas bicicletas e daqui a pouquinho vamos dar uma saída para tomar sol e tirar o mofo de semanas de chuva. É maravilhoso sentir que a primavera está chegando e vamos nos livrar da neve, da chuva (essa pode voltar a qualquer momento) e dos dias cinzentos e tristonhos.

Comecei a ler o livro Comer, Rezar e Amar e estou adorando. Eu tinha vontade de lê-lo desde quando foi lançado, mas como sempre tenho que ler para a faculdade, nunca me sobrava tempo. Sempre que tenho uma folguinha dou uma lida, quero terminar o mais rápido possível.

Resolvi dar entrada nos trâmites para requerer a cidadania norueguesa na polícia de Trondheim. Felizmente vou escapar daquele inferno de ter que disputar uma senha a tapas com pessoas mal-educadas e ter que esperar quatro horas na fila de atendimento. Vou ter que pagar 3750 coroas (cerca de 1250 reais), vão marcar uma entrevista para mim e espero que o processo corra bem, apesar de eu saber que é demorado. Eu já poderia ter dado entrada desde dezembro de 2010, mas depois de ter obtido o visto permanente não tinha muita pressa em tirar a cidadania - até aterrissar na Inglaterra. Tive que preencher formulario de imigrante, pegar uma fila imensa para receber o carimbo no passaporte e ser interrogada como se eu fosse uma imigrante disfarçada de turista tentando entrar ilegalmente no país. Creio que ter passaporte norueguês vai facilitar muito minha vida e - ora, bolas, já estou aqui há mais de cinco anos, não tenho planos de me mudar daqui, então o mais natural é me tornar cidadã. Felizmente, não precisarei abrir mão do passaporte brasileiro, já confirmei mais de uma vez com a embaixada em Oslo.

Tenho, como sempre, muito o que fazer na escola onde trabalho e restam somente dois meses para entrarmos nas férias de verão. Depois de dois anos trabalhando ali já tenho mais experiência para manter tudo sob controle. Ainda não sei se vou continuar ali ano que vem, estou sempre à procura de novas oportunidades, mas ao mesmo tempo é uma grande vantagem continuar no mesmo local de trabalho. Sei como as coisas funcionam e onde encontrar o que ou quem quero.

Na faculdade, tudo calmo. Passei em todos os exames e todos os meus trabalhos escritos foram aprovados. Agora teremos somente uma reunião de três dias em maio, quando vamos realizar o projeto da escola ao ar livre e depois, férias de verão. É um alívio saber que, pela primeira vez em quatro anos não terei nenhum exame de faculdade sequer em maio ou em junho.

Agora vou sair e pegar um pouco de sol antes que ele desapareça.

2 comentários:

  1. Oi Raquel, achei seu blog há pouco tempo e não consegui parar de ler, adorei o jeito que você escreve. Achei muito interessante ler sobre sua adaptação na Noruega e suas conquistas. Me identifiquei muito com você, pois faço Letras e acabei de começar a dar aulas (eu moro no Brasil, mas tb temos outras coisinhas em comum, rs).
    Estou animada pra ler seus relatos da viagem pra Inglaterra, e gostaria de te desejar boa sorte com seu pedido de cidadania!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada pelos comentários positivos, vou ler seu blog também e colocá-lo aqui na minha listinha. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir