segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Férias de verão 2011 - Brasil

Primeira parte: Brasil, de 27 de junho a 21 de julho

Desta vez fui ao Brasil sozinha. Meu marido tem direito a 5 semanas de férias por ano e ele resolveu tirar 3 semanas nesse verão e guardar 2 semanas para outras ocasiões, como caça com os amigos e outras eventualidades. Estas 3 semanas ele tirou quando eu voltei à Noruega com um convidado muito especial.

Depois do contratempo causado pelo atraso do meu voo de Trondheim a Frankfurt, cheguei ao Brasil em uma segunda-feira muito gelada e chuvosa. O tempo ficou feio alguns dias até que o sol finalmente apareceu. Fiquei muito tempo em casa arrumando coisas, vendo televisão, cozinhando, mas também tive tempo de sobra para rever os amigos e inclusive participar de um encontro com os meus colegas de escola de 20 anos atrás. Foi muito divertido.

Aproveitei também para fazer tratamento dentário (dentista na Noruega, além de ser caríssimo, não tem a paciência e o carisma para lidar com os pacientes como os dentistas brasileiros), comprei coisas que são melhores e mais baratas no Brasil, como sapatos, refiz meu estoque de café, leite condensado (sei que tem aqui, mas Leite Moça é bem Brasil), bombons Garoto para distribuir para a família norueguesa e para meus alunos, e outras coisinhas. Desta vez fiquei quase 1 mês e percebi que não dá para ficar menos que isso. Tive tempo para fazer tudo e ainda descansar, conversar muito com meu pai e meus irmãos, amigos...

O último dia da viagem, o dia que eu retorno, costuma ser muito difícil e triste para mim. Porém, desta vez eu estava levando meu pai comigo para conhecer a minha casinha na Noruega. Ele estava muito ansioso, pois nunca havia viajado à Europa.

2 comentários:

  1. Ola Raquel, sempre leio seu blog. Cheguei faz tres semanas e estranhando muito toda escuridao, embora soubesse que passaria por isso, pq vim a passeio outras vezes. Decidimos nos mudar por causa da qualidade de vida e pra meu marido ( que e noruegues ) ficar perto da familia . Sei que cada dia e um passo, e estao sendo um pouco dificeis, mas espero superar seguindo o ditado britanico: Improvisar, Adaptar e Superar, e como vc , aguardo as ferias para visitar o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Realmente é um pouco desconfortável chegar aqui exatamente quando escurece tão cedo, mas eu recomendo que você se exercite e arrume coisas para ocupar o dia como leitura, aprendizado do idioma, etc. E faça amizades (mas, saiba escolher bem - há muitas falsas amigas que vêm com um monte de comentários negativos e muitas vezes errados sobre o país). Aprendi nesses cinco anos que é só a gente que é responsável pela nossa adaptação ao país. Boa sorte!

    ResponderExcluir