domingo, 27 de setembro de 2009

Cartão vermelho

Tardei, mas não falhei. Aqui está o cumprimento da tarefa que recebi da Camila. Misturei cartões vermelhos entre situações mais isoladas e gerais. Meus dez cartões vermelhos vão para:

1) Para os racistas. Fazendo um trabalho sobre a imigração espanhola, me deparei com esta barbaridade, um ser degradante e covarde que agrediu uma equatoriana no metrô de Barcelona há dois anos: http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Agresion/racista/tren/Barcelona/elpepusoc/20071022elpepusoc_8/Tes

2) Para o Orkut, principalmente os fóruns de discussão de brasileiros na Noruega. Uma baixaria sem tamanho, informação útil que é bom, zero.

3) Para as pessoas que desperdiçam energia elétrica, não separam o lixo, enfim, para os miljøsviner (porcos do meio ambiente), como dizem aqui.

4) Para as pessoas que não respeitam uma sala de leitura ou de computação na faculdade, e batem papo e falam ao celular enquanto tem gente querendo fazer trabalhos ou estudar. Detalhe: há avisos em letras garrafais em todas as paredes das salas pedindo silêncio.

5) Para um ou vários idiotas que tocam a campainha do nosso apartamento no meio da noite por estarem bêbados e/ou não terem coisa mais interessante para fazer.

6) Para mim mesma quando esqueço chaves e cartão de acesso ao edifício em casa.

7) Para o governo ditatorial de Burma que não deixa a Aung Sang Suu Kyi em paz.

8) Para os espanhóis (e portugueses, e outros exploradores) da época colonial que assassinaram praticamente todo o povo indígena da América.

9) Para o atendimento ao cliente em geral aqui na Noruega. Salvo pouquíssimas exceções, o serviço é muito ruim.

10) Para os brasileiros que assassinam a nossa língua portuguesa (inclusive eu, mas pelo menos eu me esforço) cometendo erros crassos e imperdoáveis.

Já tem 10? Puxa, poderia escrever  muitos mais cartões, mas fica para a próxima.

Um comentário: