quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pagando a língua

Hoje, no caminho para a faculdade tive mais uma prova de que a primavera está mesmo dando os ares de sua graça em Trondheim. Sol brilhando, céu azul e temperatura muito agradável. Antes de ter me mudado para cá, havia lido que os noruegueses, ou nórdicos em geral são acometidos por um fenômeno que começa quando o sol aparece e os dias ficam mais claros, longos e quentes. Trata-se de uma mudança drástica de humor, eles ficam sorridentes e mais animados. Achei tudo isso uma conversa fiada, como que a mudanca de clima poderia ter um efeito tão marcante nas pessoas? Enfim, achei isso tudo uma tremenda 'frescura'. Mas, agora, morando aqui há exatos 2 anos, 5 meses e 3 dias, admito que paguei a língua, por que este fenômeno também está acontecendo comigo! Tenho muito mais disposição para acordar cedo, estudar e fazer meu dia render mais.

Anteontem assisti a um programa de TV sobre comida típica norueguesa. O que me chamou a atenção foi ver uma barraquinha de frutas na beira da estrada com maçãs, peras e ameixas fresquinhas e lindas. O apresentador parou para comprar algumas ameixas, e na hora de pagar, onde estava o dono da barraquinha? Não havia dono algum! Na Noruega é comum ver barraquinhas de frutas, batatas e outros alimentos sem uma pessoa para receber o pagamento.  O dinheiro é colocado em uma caixinha e leva-se aquilo pelo qual se paga. Alguns chalés para turistas espalhados pelas montanhas daqui também têm esse sistema, que se chama 'ubetjent'. Os turistas entram no chalé, dormem, comem e pagam quando vão embora, ou escrevem o número de sua conta bancária em um caderninho para receberem uma fatura para pagar depois. Incrível! Vamos ver por quanto tempo essa honestidade norueguesa consegue perdurar.

Para o jantar de hoje vou fazer pela primeira vez um prato chamado 'fricassé de frango'. Eu e meu marido temos um acordo com nossos sogros em relação ao jantar. Uma semana somos nós que fazemos o jantar e na outra são eles (na verdade só minha sogra, por que meu sogro não cozinha - nesse ponto eu sou mais do que sortuda). Na sexta-feira costumamos fazer um jantar um pouquinho mais festivo ou trabalhoso, para celebrar a chegada do final-de-semana (se bem que, confesso que às vezes me dá vontade de chegar em casa e comer qualquer coisa simples em frente da TV - o que nao é possível quando se mora com outras pessoas). Vou tentar também fazer arroz à grega para acompanhar. Tomara que dê certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário