domingo, 29 de março de 2009

Teste de "norueguesidade"

Sábado fomos a um jantar oferecido por um casal de amigos dos meus sogros. O prato principal era algo que eu nunca tinha experimentado antes: caranguejos. Eles foram servidos inteiros, e a anfitriã me ajudou a tirar a carne da carapaça. Usa-se um talher diferente, parecido com este:

Depois de separada a carne da carapaça, colocamos a carne sobre uma fatia de pão de fôrma, com lima e maionese. Eu estava achando que não ia gostar, mas, pelo contrário, achei muito bom. Além de caranguejo, também serviram camarões. Não lembro se já falei aqui, mas na Noruega os camarões são servidos com a casca e tudo. Cabe aos convidados o trabalho de limpar um por um antes de comê-los. Eu ainda não me acostumei com isso, acho um pouco desagradável. Mas, como diz aquele velho ditado: "Em Roma, faça como os romanos". Sábado também foi a "Earth Hour" e eu não me esqueci. Como iríamos estar no jantar no horário marcado para apagar as luzes, deixamos tudo apagado já na hora de sairmos. Mas, minha sogra não quis deixar a luz da varanda apagada. Como a casa é dela, tive que acatar.

Semana passada ouvi no rádio que um político quer reduzir de 7 para 5 anos o tempo de residência exigido para que um estrangeiro esteja apto a requerer a cidadania norueguesa. Mas, ele quer acrescentar um teste envolvendo conhecimentos do idioma e da sociedade norueguesa. Pois é, pode parecer impossível, mas tem sim estrangeiros morando aqui há 2, 5, 7, 20 anos que ainda não falam sequer um norueguês básico e nem sabem absolutamente nada sobre a sociedade e a cultura do país!  Ano passado, quando eu comecei a faculdade, reparei que havia muitos alunos estrangeiros que só entendiam inglês. Até aí, tudo bem, pois eles deviam ser recém-chegados. Só que em dezembro, meses depois do início das aulas, quando houve uma prova final e o fiscal da prova começou a dar as instruções em norueguês, um aluno começou a protestar -esbravejando - que exigia que as instruções fossem dadas apenas em inglês! Noruegueses podem ter seus defeitos, mas uma coisa boa eles têm de sobra - paciência! Eu sou totalmente a favor do teste, por que eu acredito que quem quer ser cidadão de um país tem que saber falar o idioma e saber como que se deve viver aqui sim.

4 comentários: