quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Greve

Hoje os motoristas de ônibus de Trondheim fizeram uma greve relâmpago. A princípio a greve seria entre 4 da manhã e 1 da tarde, mas, para não lesar tanto a população, eles não trabalharam entre 9:30 da manhã e 1 da tarde. O motivo da greve é a intenção da prefeitura em conceder linhas de ônibus a outras empresas, tirando assim o monopólio da empresa que opera atualmente.

Tive uma aula bem cedo, das 8:15 às 10. Estava chovendo canivetes na hora em que eu caminhei até o ponto de ônibus. Acho que foi a primeira vez que eu usei guarda-chuva desde que mudei para a Noruega. Depois da aula, como não havia ônibus, fiquei fazendo um trabalho na sala de informática.

Sábado fomos ao cinema assistir a um filme norueguês chamado "De usynlige" (Os invisíveis). Eu achei interessante, mas longo demais para uma história relativamente simples. "Tropa de elite" ficará para quando meu marido voltar da viagem à Dublin, capital da Irlanda. Ele parte amanhã e volta terça que vem.

Semana que vem quase não haverá aulas. Eu terei a minha prova oral de inglês na terça e apenas duas aulas mais. Vou aproveitar para descansar, mas não vou conseguir largar os trabalhos de vez, por que na semana seguinte tenho que entregar dois.

Hoje vamos ter para o jantar o prato nacional da Noruega: Fårikål (foto acima). Tradicionalmente servido no outono, trata-se de um caldeirão imenso com bifes de carne de carneiro intercalados com pedaços de repolho, sal e pimenta. O caldeirão fica no fogo pelo menos duas horas, até a carne e o repolho estiverem bem macios. Batatas cozidas para acompanhar. Eu já experimentei e gostei.

Um comentário: