terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um capítulo que se encerra

Neste final de semana que passou, fomos para Frøya de novo. Desta vez, meus sogros nos acompanharam para nos ajudar com a parte final da mudança. Carregamos fogão, geladeira, máquina de lavar, cortamos a grama, limpamos a casa toda. A casa foi finalmente alugada. Assim, não teremos que viajar para lá pelo menos por um tempo. Parece que um capítulo das nossas vidas se encerrou e outro esta começando. Deixamos para trás Frøya, a ilha repleta de indústrias pesqueiras e tão pouca gente que todos se conhecem – e se não conhecem, esticam o pescoço e nos encaram, tentando descobrir de onde saímos. Tenho boas e más lembranças de lá. Adorava o silêncio permanente, interrompido apenas pelas gaivotas e outros passarinhos que cantavam de manhã. Meu primeiro contato com a Noruega foi naquela ilha. Arrumei emprego, tive que dirigir no gelo às 4 horas da madrugada, rodopiei com o carro no meio da rua coberta de neve…Mas, tambem estudei, aprendi norueguês, tirei meu studiekompetanse. Me apeguei demais à nossa casa. Da ate um certo ciúme entregá-la para estranhos. Mas, saber que não teremos que nos desfazer dela por enquanto me tranquiliza.

Agora, é olhar para a frente e recomeçar aqui em Trondheim. Hoje, escrevendo aqui da faculdade, percebo que a mente não fica mais dividida entre lá e cá. Frøya é passado, cidade grande é presente. A concentração é melhor. Estamos indo para o Brasil daqui a três meses, estou contando os dias. Até lá, tenho muito trabalho de faculdade para entregar e livro para ler.

Um comentário: