segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Meu dia entre a realeza

Sábado foi dia de passear mais uma vez por Trondheim. O dia não estava tão bonito, estava até um pouco frio (12 graus) de manhã. Primeiro, fomos visitar o palácio real, onde os reis da Noruega passam alguns dias de vez em quando. O nome do palácio é "Stiftsgården" e fica bem no centro de Trondheim. Engraçado que, há algumas semanas, quando fomos ao museu de criminalística, andávamos em frente ao palácio e eu comentei com o Morten: "Puxa, bem que eles poderiam abrir o palácio e fazer visitas guiadas para os turistas." Assim que eu acabei de falar isso, nos deparamos com esta placa:

Stiftsgården aberto para visitação

Mas, como estávamos cansados, resolvemos deixar para outro dia, que foi sábado. O palácio merece ser chamado como tal. Salões lindamente decorados com móveis e objetos do século XVI, e muita história para contar. A guia que nos mostrou o local fez seu trabalho com afinco e saímos de lá completamente deslumbrados. Não era permitido tirar fotos dentro do palácio e tambám não vimos todos os aposentos, como quartos, cozinha e banheiros. Mas, eu matei minha curiosidade, com certeza.

Pátio externo do palácio

Morten fazendo graça em frente ao portal do palácio

O príncipe acenando para os súditos...

...e a princesa (sonhar não custa nada...)

O passeio não acabou por aí. Justamente no sábado estava acontecendo em Trondheim um festival de comida. Várias barraquinhas com produtos frescos e comidas de todo o condado de Trøndelag. Nós escolhemos experimentar pernil de cordeiro no pão pita com creme azedo e cebolas. A descrição pode não parecer apetitosa, mas eu garanto, estava delicioso!

Ainda visitamos a igreja de Nossa Senhora (Vår Frue kirke), e, quando estávamos andando em direção ao estacionamento, escutamos um excelente conjunto de jazz que tocava ao ar livre em um bar. Estou começando a achar que vou adorar Trondheim.

Amanhã é meu primeiro compromisso na faculdade, a matrícula. Estou um pouquinho nervosa.

Um comentário: