quinta-feira, 12 de abril de 2007

A grana não fala mais alto, grita mesmo

A mais ou menos 50 metros de casa, um pulinho só, tem um mercadinho da rede Coop. Esta rede tem várias categorias de mercado, dependendo do tamanho da loja, dos preços e da variedade de artigos. Se eu me lembro de todos, têm o Coop Marked, Coop Prix, Coop Mega, Coop Obs!, Coop Elektro, Bygg Mix. Os dois últimos vendem apenas eletrodomésticos e eletroeletrônicos e  material de construção, respectivamente. O mercado aqui na porta de casa é o Marked, o mais simples. Eles têm o básico para o dia a dia e ainda possuem uma agência dos correios! Para pessoas como eu, que não tem carro próprio quando o marido está trabalhando, este mercado é a salvação, pois sempre que preciso de alguma coisinha que acabou de repente, corro para lá. Mas, infelizmente, este mercadinho vai fechar em alguns dias. Segundo os diretores, devido à baixa lucratividade e porque ele é muito próximo à Sistranda, onde há vários mercados, inclusive mais dois da rede Mega. Este último motivo até que faz sentido, mas, por que tirar algo que é tão útil para algumas pessoas? O mercadinho não é somente um ponto de venda, é também um ponto de encontro, onde nós lemos sobre o que vai acontecer aqui nas redondezas, as crianças se encontram para bater bola. Lembro de um senhor paraplégico, cuja casa fomos limpar, que comentou que nunca ia aos mercados de Sistranda, que preferia dirigir até este Coop, tocava a buzina, vinha a atendente, e de dentro do carro mesmo, entregava-lhe a lista de compras, ela trazia as compras e ele pagava. Será que os Megas, Hiper, Super da vida oferecem esta gentileza?


 


Terça-feira eu estive lá e fiquei triste ao ver como o mercado está. Quase mais nada nas prateleiras, pois não está mais havendo reposição, não achei quase nada que eu queria ter comprado. Estão liquidando muitas coisas, comprei duas pizzas congeladas por 10 Kroners cada, o preço normal é quase 30. Trouxe somente duas, pois quis deixar mais para os outros clientes também. Aliás, o que é o egoísmo desse povo (geral, não somente noruegueses)? Uma vez eu e meu amor estivemos no Bunnpris em Sistranda, e tinha uma oferta de carne moída. Carne de boi aqui é tão cara que só temos acesso à moída, hehe. Bem, procuramos na prateleira e ela estava vazia. Perguntamos a uma funcionária e ela disse que havia se esgotado. Paciência...Ao passarmos no caixa, não pude deixar de perceber que a senhora à nossa frente estava empacotando pelo menos 7 embalagens da tal carne moída! Sete! Ou seja, ela limpou a prateleira, não quis deixar pra mais ninguém. Ai, ai, ai...acho que eu sou muito ingênua ou trouxa mesmo, hehe.


 


Conta pela metade


 


Há quase um mês, no mesmo dia em que dei entrada no meu visto, fomos ao banco abrir uma conta para mim. Assim, posso receber meu salário na minha própria conta, posso comprar coisas quando estiver sozinha, é bem mais prático. Disseram-me que meu cartão chegaria em 10 dias úteis. Diante de tanta demora, meu marido ligou para reclamar. Não acreditamos no que eles nos responderam. Eles trocaram de fabricantes de cartões magnéticos, e na brincadeira, perderam meu formulário e minha foto! Agora, terei que preencher mais um formulário e mandar mais uma foto. Detalhe: tenho só uma foto 3x4 que trouxe do Brasil, e quando meu visto sair, terei que tirar fotos novas, que aqui são muito caras. Mas, o pior de tudo é que minha conta está ativa, recebi meu salário lá, eles já descontaram o dinheiro para pagar a emissão do cartão, mas nada de cartão. Ou seja, não tenho cartão para sacar o dinheiro. O jeito será ir pessoalmente, mostrar meu passaporte, preencher uma guia e retirar o valor. Quero só ver quando meu cartão vai chegar.


 


(Continua no próximo post)


 

Um comentário: