terça-feira, 10 de abril de 2007

Balanço do feriado


Olá a todos, espero que tenham tido um excelente feriado de Páscoa! Sorte de quem está no Brasil e pôde se deliciar com os ovos de chocolate. Nós aqui nos contentamos com "godteri" e "konfekt", ou seja, guloseimas e bombons. Os dias em que ficamos em casa depois de voltarmos de Klæbu renderam. Quase não saímos de casa, vimos muitos filmes, olha a lista:

- Tróia (tinha visto a metade no Brasil e dormi no final do filme, desta vez consegui assistir ao filme todo, recomendo!)
- 21 grams (muito parecido com "Crash", interessante, mas é aquele tipo de filme que se vê só uma vez, um tema muito pesado e triste)
- Meet the parents (não lembro o título em português, mas é com o Ben Stiller e Robert de Niro. Este eu já tinha visto, mas meu marido não, então vimos juntos, uma comédia bem família)
- Orions Belte (filme norueguês dos anos 70, fala sobre a Guerra Fria e a presença de russos na ilha metade norueguesa, metade russa de "Svalbard". Um filme bem feito, muita ação)
- Kamilla of Tyven II (um dia depois, eles exibiram a sequência do filme onde o Morten Harket aparece. Neste segundo filme, ele aparece muito mais, adorei, um filme para crianças, engraçado e bem norueguês)
- O último filme da lista foi muito doloroso de assistir. "A Paixão de Cristo", que deu o que falar há alguns anos, quando foi lançado. Muito violento e cruel, verdade, mas eu não me arrependi, embora tenha chorado o filme inteiro. Eu não tinha consciência do que foi a paixão até ver este filme. Mudou minha vida.

Visita

Meu cunhado e sua samboer nos visitaram sexta-feira. Aqui são chamados de "samboer", (sam=samme=junto + boer=morador) os namorados que moram juntos. A família dela tem uma casa em Hitra, a ilha vizinha e ainda não conhecia nossa casa. Foi uma tarde bem divertida, conversamos, vimos as fotos do casamento e assistimos ao "Kamilla og Tyven II". Fizemos 'waffles', que em São Paulo chamamos de 'favo holandês'.

Será que o problema sou eu?

Semana passada, li um artigo no jornal VG que mostrava uma garota de 17 anos indo às compras. A menina gastou horrores, milhares de kroners em uma simples bolsa de marca e muitas outras "peruagens". O pior de tudo: a mãe junto, passando o cartão do banco e pagando tudo, toda sorridente. Mas, tinha algo pior: no mesmo artigo, um 'especialista' em adolescentes dizia que os pais NÃO devem negar roupas e artigos de marca aos seus filhos, pois, isto pode prejudicar a formação de sua personalidade e sua aceitação na sociedade. Não concordo!!! Claro, é natural os pais quererem agradar aos filhos, mas tudo tem limites. Não é à toa que ouço falar que a criançada daqui está cada vez mais mal-educada, e os adolescentes fazem o que querem, bebem, usam drogas e tudo o mais. Tudo para eles é sempre tão fácil, que eles não sabem até onde vai o limite de suas atitudes. Ainda bem que sempre há exceções. É cada uma que eu vejo, que dá vontade de citar uma frase de uma amiga minha: "Pare o mundo que eu quero descer!"

Ampliando o contato

Vou deixar aqui o meu MSN, caso alguém queira conversar mais sobre o dia-a-dia, treinar norueguês e também 'tirar o mofo' do português.

rachelhirsch@hotmail.com

Ah, e meu nome no Orkut é Raquel V. Não estou em muitas comunidades, pois prefiro ler mais do que escrever. As coisas lá não são tão democráticas quanto aqui, na minha opinião.

O maior presente da Páscoa

Finalmente conseguimos terminar a reforma do hall de entrada! Meu amor fez a maior parte do trabalho, muito bem-feito. Eu ajudei com a pintura das paredes e de algumas peças de decoração. Veja aqui o antes e o depois:

Antes



Piso antigo, paredes amarelo-banana, cabide de roupas improvisado e um espelho muito esquisito na parede (não aparece na foto)


Depois:



Paredes cor areia, piso novo, um cabide de verdade, branco, fotos. Só faltam as persianas na janela.


Novas placas no teto, lustre moderno e espelho novo.


Estamos muito satisfeitos com o resultado. Pela primeira vez, consegui participar de uma reforma sem ter que chamar pedreiro ou pintor. É incrível o que se pode fazer sozinho, sem muita habilidade. Agora, o próximo passo é terminar o quarto e partir para o segundo hall, onde fica a escada para o andar de cima.


Uma boa semana e até a próxima!
  

4 comentários: