Olá a todos!
Aqui o fim-de-semana foi bem corrido, só que desta vez, nós não viajamos, ficamos aqui em casa. Sexta-feira eu fui a pé até o centro da comunidade (aqui, devido ao fato de os lugares serem muito pequenos, não se usa muito o termo "cidade" ou "município" e sim, "kommune", que seria quase como "comunidade") para finalizar o teste de Mantoux, que verifica se eu tenho tuberculose. Na terça-feira, a enfermeira havia injetado uma proteína na minha pele e formou-se um pequeno calombo, cujo tamanho ela mediu na sexta-feira. Ela disse que estava tudo bem e que se o médico achasse necessário, iria entrar em contato e pedir um raio-x para anexar aos exames. Eu não me incomodei com esses procedimentos, acredito que eles sejam realmente necessários. O problema é que o teste acabou super-cedo e eu tive que esperar meu namorado por 1 hora e meia no frio! Eu quase voltei a pé, mas vi que estava escurecendo (é, aqui começa a escurecer à partir de 15:30 no inverno). Ah, na sexta à noite ainda fomos jantar na casa de um colega de trabalho do Morten e lá eu conheci todos os seus outros colegas. Aqui está sendo muito difícil praticar o meu já sofrível norueguês, por que todo mundo - todo mundo mesmo - fala inglês! É claro que isto é ótimo, pois assim eu não fico viajando na maionese durante os bate-papos, mas, por outro lado , impede que eu pratique. A atração da noite foi o bichinho de estimação da família, um porco! Não, não um porquinho-da-índia, mas sim um porco pretinho originário do Canadá, muito limpinho e dócil. Achei a coisa mais engraçada!
No sábado recebemos a visita dos meus sogros, que tinham um baile na ilha à noite. Como no domingo se comemoraria o Dia dos Pais norueguês, Morten quis fazer um bolo de presente pro pai. Aliás, reparei que aqui os pais ou homens também podem ganhar flores, é normal e eu acho muito singelo. Ele fez um bolo aqui chamado de "Bløtkake". Seria quase como o nosso bolo de aniversário, massa de pão-de-ló recheado de chantilly e geléia de morango e coberto com marzipan. Marzipan é uma massa de açúcar e amêndoas muito usada para cobrir bolos de casamento e de ocasiões especiais. Ficou ótimo!
Domingo nós passamos o dia todos juntos e o pai do Morten ajudou-o a revestir as paredes e o teto de um dos quartos aqui da casa. Aqui na Noruega, usa-se revestir as paredes com espuma, folhas de plástico, tábuas de compensado e só então se aplica ou papel de parede, ou pintura. Isso tudo para isolar a casa do frio e, assim, diminuir o consumo de energia elétrica pelos aquecedores. Às 19 horas nós dois fomos a um evento de boas-vindas e esclarecimentos à população estrangeira da ilha, mas erramos o horário! Já tinha acabado, e começado às 17! Mas sem estresse, conheci umas meninas muito simpáticas, membros da associação de mulheres estrangeiras da ilha e trocamos telefones para marcar uma reuniãozinha em breve.
Hoje é segunda-feira e eu já fui trabalhar. Fiquei 3 horas limpando um museu-cinema junto com minha chefe. O objetivo é que no futuro eu passe a limpar o local sozinha, sem a chefe junto, então estou sendo treinada para tal. Hoje foi mais pesado, tive que usar um aspirador de pó nas costas, como uma mochila (lembrei-me dos "Ghostbusters", haha), mas deu tudo certo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário