quarta-feira, 1 de novembro de 2006

A primeira ida ao mercado sozinha

Hallo!

Acabei de voltar do mercado que tem aqui na esquina. Estava muito nervosa por ter que me virar sozinha, sem o Morten. Mas até que não foi tão ruim. Fiquei rodando, rodando, para ver se um outro cliente ia embora, assim eu não teria nenhuma 'platéia', haha. Mas nada de o homem ir embora. Quando ele estava empacotando as compras dele, entrei na fila do caixa.Na hora de pagar, entendi o valor, e já fui pegando o dinheiro. Aí a caixa falou algo que eu não entendi. Aí usei a célebre frase: Jeg snakker ikke bra norsk (Eu não falo bem norueguês)  e ela entendeu e repetiu. Aí eu entendi que ela havia dito algo como: "Você não vai usar cartão do banco", por que ela falou "kort" (cartão). E eu disse: "Nei, nei". Eu também tinha que postar uma carta com uma ficha de emprego e disse: "Jeg ønsker å sende dette brev". (Eu gostaria de enviar esta carta) e ela entendeu prontamente. Cobrou (eu ainda me atrapalho toda com as moedinhas norueguesas) e deu tudo certo. Ah, não deixei de dizer as usuais frases "Takk skal du ha" (Obrigada) e "Ha det bra" (Tchau). A gente pode até 'boiar' no idioma, mas nunca devemos nos esquecer das boas maneiras.

Na hora em que eu estava indo ao mercado, começou a nevar aqui, uma neve grossa e redondinha, parecida com aquelas minúsculas bolinhas de isopor. O chão ficou todo branquinho. Mas agora, o sol saiu. Um visual bem diferente e lindo.

Ontem foi a noite do Halloween e, para minha surpresa, recebemos a visita de monstrinhos e fantasminhas, hehe. O Morten estava duvidando que crianças viriam pedir doces, mas não deu outra. No final, recebemos umas quatro turminhas e quase não tínhamos mais doces para dar. Um pouco antes nós tínhamos tentado ir ao mercado e eu tinha sugerido comprar umas balas para distribuir. Mas os dois Coop estavam fechados por motivo de balanço e o Bunnpris estava fechado por que hoje abriu em um novo local. Fiquei surpresa com o número de crianças aqui da região, não esperava que houvesse tantas.

Até a próxima!

3 comentários: