segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sobre a quase greve e outras novidades

Não houve greve de professores aqui na Noruega, mas a maioria acha que o sindicato aceitou um acordo com péssimas condições de trabalho. Na parte salarial não houve nenhum descontentamento. Mas, o fato de que este novo acordo estabelece que os professores serão obrigados a estar na escola  durante 7 horas e meia de segunda à sexta não agradou quase ninguém. Geralmente, o professor tem a liberdade de escolher se vai ficar em seu escritório na escola e corrigir provas e preparar aulas antes e/ou depois de lecionar, ou se vai para casa ou outro local fazer este serviço. Com esta nova regra, teremos que chegar à escola às 8 hs (mesmo se, em um determinado dia, temos a primeira aula ao meio-dia) e ir embora às 15hs30min (mesmo se naquele dia temos que lecionar das 8hs30min ás 10hs por exemplo). A condição para que esta regra seja posta em prática é que cada professor tenha um escritório de no mínimo 6m², onde a escrivaninha tenha um tampo de altura regulável, a cadeira tenha regulagem para as costas e que haja prateleiras para a armazenagem de livros, pastas e outros materiais. Meu escritório não tem nem a metade deste tamanho e minha escrivaninha não tem tampo de altura regulável. O escritório deve ter boa ventilação e isolamento contra ruídos. Não creio que a escola onde trabalho preenche todos esses requisitos, então não temo ser obrigada a estar na escola quando posso estar fazendo o mesmo trabalho bem melhor no conforto e no silêncio da minha casa.

Outra preocupação que os professores tinham era que as férias de verão pudessem ser reduzidas. Muita gente que não sabe muito sobre a profissão aqui pensa que nós temos férias longas (cerca de 8 semanas, contra 5 semanas de uma pessoa que tem outra profissão). Acontece que as 3 semanas "extras" que temos é compensação pelas horas extras que temos que trabalhar durante o ano letivo preparando aulas, conversando com pais, fazendo excursões, etc. Um professor deve estar na escola quando o aluno está. Isto, para uma professora que tem família no Brasil não é nada prático, pois eu adoraria tirar 4 semanas de férias antes do Natal e passar o mês de janeiro inteiro desfrutando o verão brasileiro, quando o inverno e a escuridão na Noruega são quase insuportáveis.  Mas, sou forçada a tirar férias em julho e agosto, quando é verão aqui e inverno no Brasil. Percebo com frequência um sarcasmo vindo de outras pessoas que não são professores ao dizer frases como "Ah, você é professora? Humm, que bom, hein, férias longas...". Até a mídia escreve erroneamente sobre nossas "férias longas". Enfim, este ponto felizmente não foi alterado e continuaremos a tirar férias quando os alunos têm suas férias de verão. Oito semanas garantidas por lei.

Os membros do sindicato poderão votar pela internet para manifestar sua aprovação ou desaprovação. Caso o acordo não seja aceito pelos membros do sindicato, o acordo passará a ser inválido e novas negociações se iniciarão. Eu ainda nao me decidi, tenho que ler o acordo minuciosamente antes de votar.

Acordo aprovado ou não, semana passada fiquei sabendo que fui escolhida para ser a kontaktlærer (contato de classe) de uma nova oitava série que começará ano que vem. Felizmente eu não vou ser responsável pela classe sozinha, outra professora que já foi kontaktlærer comigo ano passado me acompanhará novamente. Em outra postagem posso escrever mais detalhadamente sobre outras tarefas de uma kontaktlærer. Isto significa que vou ter muito o que fazer no próximo ano letivo. Cargo 100% integral e mais a função de contato de classe!

Esta semana haverá exame oral dos alunos que estão concluindo a 10ª série. Eu já sei que terei um grupo, mas ainda não sei que alunos estão neste grupo. Neste exame, os alunos devem fazer uma pequena apresentação sobre um tema dado por mim e depois terão uma longa conversa comigo para mostrar o que sabem sobre a matéria. Quem dá a nota não sou eu, mas uma professora vinda de outra escola que observa todo o exame (para evitar que o professor favoreça seus próprios alunos com uma nota maior do que a merecida). Felizmente as matérias que leciono são bastante populares entre os alunos (exceto espanhol) e a grande maioria dos alunos teme ter exame em matemática.

Faltam somente 11 dias para as minhas férias de verão! Já tenho muitos planos em mente, mas ficam para uma outra postagem.


4 comentários:

  1. oi Raquel tudo bem? tenho uma duvida esse sistema de aulas e so para professores de 5 a 8 ano ou serie ou de 1 a 4° ano e assim tbm? bjssss

    ResponderExcluir
  2. Na Noruega um estudante spode se formar em professor de jardim de infância (førskolelærer), professor primário de 1a à 4a série que leciona em todas as matérias (allmennlærer) e professor da 5a á 10a série da escola primária juntamente com todas as séries da escola secundária (ensino médio). Neste último curso o professor deve se especializar em no mínimo três matérias. Eu tenho inglês, espanhol e ciências sociais e agora estou pensando em estudar religião também. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Raquel!
    Aqui no Brasil (ao menos em minha região), temos bem separadinho o que é férias e o que é recesso escolar. Veja: todo o mês de janeiro é férias; se não voltamos no início de fevereiro,, temos uns dias de recesso escolar (é raro). Agora, em julho, teremos duas semanas e meia - recesso, não férias. Em dezembro, paramos pouco antes do dia 20, tendo o resto de mês como recesso também.
    O que vale aqui, é vencer 200 dias letivos, incluindo dois feriados: Sete de setembro e aniversário da cidade, devido aos desfiles comemorativos, que participamos, cuidando das crianças.
    Minha carga horária é de 30 horas semanais: 25 de manhã; 2 às segundas-feiras à noite; 3 em casa - para preparação (os cursos são à parte) .
    Das 25 horas de manhã, temos 50 minutos diariamente sem criança (recreio e alimentação + horário de saída), onde comemos uma fruta, usamos o sanitário e corrigimos cadernos, livros, etc. Também temos 50 min por semana (informática) para organizar a sala e atividades.
    As três horas semanais em casa para preparação da semana letiva e pesquisa, quase nunca são suficientes, acabamos trabalhando mais (sem ganhar).

    Gostei da troca de informações, até breve.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Raquel, estou tão feliz por ter encontrado seu blog. Eu sempre me interessei muito pela Noruega, passei dois meses em Oslo e quero muito retornar, pra estudar, viver... Enfim. Sempre procurei blogs que fale da cultura, curiosidades e afins, mas nunca encontrava, acabei desistindo e hoje por fim encontrei o seu, to devorando todos os posts, aprendendo mto e adorando. Parabéns e posta maaais! Beijo Aline.

    ResponderExcluir