sexta-feira, 9 de maio de 2014

Lugar 100% ao gelo!

O ensino é um produto perecível!, diz o cartaz
exposto na sala dos professores para protestar contra
a sugestão dos municípios de mudar o horário de trabalho
dos professores
Quando voltei do Brasil já sabia que tinha meu emprego efetivo garantido, pois havia assinado o contrato antes de ir, em julho do ano passado. Porém, meu emprego é de somente 80%. Aqui na Noruega, os empregos podem ter diferentes cargas horárias e o salário é pago de acordo com a carga horária que se trabalha. Isso significa que se alguém diz ter um emprego 50% efetivo, ele ou ela trabalha metade das 40 horas semanais (incluindo o almoço). Algumas pessoas que trabalham abaixo de 100% têm a sorte de poder ficar em casa alguns dias na semana. No meu caso, eu não tenho nenhum dia livre, mas às quintas-feiras saio uma hora mais cedo e às sextas-feiras trabalho somente até a hora do almoço.

Há algumas semanas, o diretor veio me perguntar se eu estaria interessada em aumentar minha carga horária de 80% para 100%. Eu respondi que sim, afinal, tenho que ir à escola todo dia - então aumentar a carga horária algumas horas não ia fazer muita diferença para mim. Há dois dias ele veio com um novo contrato para eu assinar. Emprego 100% efetivo!

Não sei muito sobre o próximo ano letivo, mas uma novidade boa é que terei uma colega de trabalho brasileira! Ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, mas o diretor disse ter uma ótima impressão de brasileiros por minha causa e ficou contente por contratar mais uma brasileira para o time de professores.

As negociações salariais entre o sindicato dos professores e os representantes dos municípios está em andamento e há a ameaça de greve dia 26 de maio. Eu espero que não haja greve, principalmente por que os alunos podem perder seus exames e isso causa transtornos para todos.

8 comentários:

  1. Meus parabéns em 100% pela conquista, Raquel, seu que foi conquistado bravamente. Espero que a colega brasileira também nos represente tão bem!

    Até a próxima prosa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Voltarei com postagens sobre os novos colegas de trabalho. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Raquel admiro muito você por ser uma brasileira q esta buscando seu lugar ao sol(da meia-noite).Sempre acompanho seu blog é um dos melhores na minha opinião.Meu nome é Rafael sou de Assis interior do estado de São Paulo,Tenho 23 anos e desde criança quando vi a bandeira da Noruega num livro me apaixonei por esse país e tudo que diz respeito a ele,sem nunca ter a oportunidade de ter pisado nessa maravilhosa terra,é inexplicável.Sou apaixonado por futebol tambem e nao consigo achar em nenhum site daqui camisas dos time daí,Gosto muito do Rosenborg aí de Trondheim e tambem do Viking de Stavanger,se puder me dar uma dica de algum site em português onde eu possa comprar essas camisas ficarei grato.Muito obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigada pelas palavras positivas.
      Infelizmente não conheço uma loja norueguesa de artigos esportivos que envie para o exterior. Sugiro que você procure nos sites internacionais como Ebay e Amazon.

      Excluir
  4. Oi Raquel, acabei de descobrir seu blog. Tenho dupla cidadania e estou com muita vontade de ir para a noruega morar e trabalhar. Sou formada em Marketing e vendas. Como é em relação a emprego aí? Qual cidade você mora e qual aconselha a morar? Gostaria de conversar mais com você sobre a vida na noruega. Será que você me passaria seu email? Muito Obrigada e parabéns pelo blog! Simone Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Mantenho contato com os leitores pelo email:
      vimpararnanoruegaarrobagmail.com
      Mas, escrevi uma postagem sobre emprego chamada "Quer ir parar na Noruega?", é só fazer uma busca aqui no blog.

      Excluir
  5. Oi Raquel, vi ue você postou sobre lecionar na noruega. "Todos que querem lecionar aqui na Noruega, independente da formação anterior, são obrigados a cursar prática pedagógica por 1 ano em período integral ou 2 anos em meio período. Foi isso que eu tive que fazer." Você quer dizer que independente da sua formação, diploma, podemos lecionar na noruega?! Tenho muita vontade de dar aulas para crianças... na verdade sou voluntária aqui no brasil e dou aula de virtudes para crianças. Onde podemos fazer esse curso obrigatório?! É muito caro? Muito obrigada. Simone Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver uma ou mais matérias do ensino fundamental norueguês (matemática, inglês, etc.) você poderá lecionar se seus créditos forem reconhecidos e vocë concluir o curso de pedagogia prática. Você deverá solicitar vaga junto à samordna opptak (http://www.samordnaopptak.no/info/) e deve estar com a papelada da imigração em ordem.

      Excluir