sábado, 8 de março de 2014

Respondendo perguntas

Venho recebendo muitos e-mails de leitores perguntando sobre a vida na Noruega. Pelo fato de muitas perguntas serem parecidas, resolvi reuní-las em uma postagem. Não vou divulgar os nomes e informações pessoais dos leitores que enviaram as perguntas e vou reproduzir os textos sem revisar possíveis erros de gramática e ortografia.

Estou me programando para viajar para a Noruega no próximo ano quero tentar a vida ai enquanto sou novo e não tenho filhos (fazer meu pé de meia ou quem sabe morar definitivamente) estou mandando esse e-mail não esperando que você vá me ajudar ou algo assim... Apenas gostaria de algumas dicas.

vou te contar um pouco da minha situação para entender melhor.

sou solteiro não tenho filhos e tenho ... anos meu desejo de ir para Noruega é antigo, pois estou buscando não ficar rico com essa empreitada mais sim ter melhor qualidade de vida.

estou indo para Skien minha prima mora lá (já é tem cidadania e esta estabilizada) já tenho informações de que o custo de vida é alto pelo que me falara mais compensa. Não serei hipócrita com você e tenho plena consciência que a melhor forma de conseguir-me firma seria casando com uma norueguesa.


Primeiro devo dizer que discordo de que a melhor forma de conseguir se firmar é casando com uma norueguesa, pelo menos se for somente por interesse. Já ouvi casos de brasileiros que vieram para cá casados e poucos meses depois se separaram. Os costumes em relação à igualdade de sexos são tão diferentes que muitos homens acostumados à cultura machista sofrem um choque cultural. A minha dica para emigrar sem ter que casar por conveniência é conseguir uma formação universitária em engenharia, especialmente na área petrolífera e tentar emprego em uma empresa norueguesa. O salário dizem que é altíssimo. Boa sorte.

Vi seu blog no Google. Pretendo morar na Noruega, porém estou com dificuldade de encontrar escolas de ingles, já q não posso sair do Brasil sem estar matriculada ai...Vc poderia me indicar? 

Aqui não há escolas de idiomas, pelo menos não as parecidas com as brasileiras (Cultura Inglesa, Yázigi, etc.). Há uma escola chamada Folkeuniversitetet que oferece cursos de idiomas. O site deles é: http://www.folkeuniversitetet.no/sprakkurs/engelskkurs/kat-id-401/

Meu nome é ..., tenho ... anos e moro em ...

Solteiro e não tenho filhos, trabalho, moro sozinho, mas estou infeliz aqui.
Ano passado eu passei 60 dias na Europa e foi incrível, mas por não ter antecedentes europeus minha ida para Inglaterra é inviável sem ter cidadania.

Gostaria de ir embora do Brasil, estava vendo Austrália, mas lá faz muito calor (rsrsrs) eu adoro o frio, eu adoro tudo que vejo sobre a Europa.

Não tenho muita posse ($ $ $), mas eu queria realmente era mudar de vida! trabalhar para um objetivo, não quero ser rico, quero qualidade de vida, ter a liberdade de ir e vir com segurança e apreciar lindas paisagens....

Para sermos bem direto, tenho condição em entrar na Noruega para este fim?

Conforme expliquei na postagem "Quer vir parar na Noruega?", pessoas que não tem passaporte de algum país da União Europeia ou de um país que tenha assinado o tratado do Espaço Econômico Europeu podem ficar na Noruega por no máximo 90 dias como turistas. Uma possibilidade é tentar conseguir um emprego dentro desses 90 dias. Outra possibilidade é conseguir um emprego antes de vir para cá e já viajar com um visto de trabalho.


Estava lendo um pouco sobre a sua ida e como é sua vida na Noruega.

Eu fiquei muito afim de ir morar na Noruega.
Você poderia me dar algumas informações?

Recomendo que você leia a postagem "Quer ir parar na Noruega?". Lá escrevi tudo o que eu pesquisei sobre imigração.

Sei que você  deve receber muitos emails...Morei um ano em Dublin e desde então, sinto que meu lugar não é no Brasil.

Não tenho nenhuma formação acadêmica, gostaria de estudar na Noruega, você pode me dar uma luz de como funciona?

Como seria o visto, eu posso estudar? É complicado conseguir emprego? Meu inglês é básico a intermediário,me viro.

Li que qualquer pessoa pode estudar de graçaai e isso me encantou.

Sugiro que você se informe sobre conseguir um visto de estudante. Neste link tem todas as informações em inglês: http://www.udi.no/Norwegian-Directorate-of-Immigration/Central-topics/Studies/How-do-I-apply-for-a-residence-permit-for-students/

Me chamo ... e moro em ..., embora minha família seja de ...
Estou lhe enviando esse e-mail com o intuito de saber por você sobre as possibilidades de me tornar
professor na Noruega. Com a minha tese de doutorado encaminhada, espero que daqui há três ou quatro
anos eu possa começar a pensar em viajar com o intuito de lecionar fora. Estou no mestrado em ... aqui no Brasil e gostaria de trabalhar fora mais adiante.

Bom, sei que há muitos fatores a serem vistos ainda, no entanto, já algum tempo venho considerando a hipótese de ir morar na Noruega. A única coisa que me deixa "com um pé atrás" é a questão de trabalho na área na qual estou me especializando. Espero que você possa me ajudar dizendo se há possibilidade de pessoas como eu trabalhar em alguma universidade, colégio, ou coisa parecida. 

Você deve enviar todos os seus documentos escolares traduzidos para o norueguês ou para o inglês por um tradutor juramentado  para o NOKUT (http://www.nokut.no/en/). Escreva também que planos você tem (onde quer lecionar, etc.) e eles efetuarão uma avaliação de sua formação acadêmica e em que áreas você pode atuar sem ter que fazer outros cursos. Todos que querem lecionar aqui na Noruega, independente da formação anterior, são obrigados a cursar prática pedagógica por 1 ano em período integral ou 2 anos em meio período. Foi isso que eu tive que fazer.

Achei seu blog no google, pois estava pesquisando sobre a Noruega. Achei maravilhoso tudo que postou, meu sonho era trabalhar em outro pais, mas quem sabe uma outra vida, pois brasileiro sem inglês, não consegue.... nossa como gostaria de tentar algo.

 E na minha área que é qualidade, sou ..., nunca vi nenhuma vaga em relação a esta área.

Para um brasileiro, que não tem inglês como eu, consegue algum emprego ai na Noruega.

Acho muito difícil encontrar um emprego na sua área sem ter inglês e/ou norueguês. Sugiro que você aprenda o básico antes de tentar emprego aqui, as oportunidades serão certamente maiores.

Por hoje é só. Leitores que moram na Noruega e que queiram corrigir possíveis erros ou dar outras dicas são muito bem-vindos. Ainda há muitas perguntas, farei uma nova postagem em breve.

11 comentários:

  1. Menina, como te perguntam...
    Bom, eu acho que cursos de inglês nao dao direito a um visto pra morar aqui, a nao ser que sejam cursos universitarios.
    Tambem nao podemos, nòs brasileiros, vir pra ca e descolar um trampo, brasileiros tem que ja vir com o visto de trabalho, entao pro rapaz que tem essa ideia o melhor eh procurar o emprego no Brasil, mas se bem que ele pode vir, tentar achar, voltar pro Brasil e de la solicitar o visto. O unico detalhe eh saber se ta facil encontrar emprego aqui. Aqui pelo sul nao ta facil, mas talvez la pro Norte seja mais facil.
    Qualquer Pessoa pode enviar os documentos pro NOKUT ou somente residentes com visto e numero pessoal? Acho que so quem tem numero pessoal, mas nao tenho certeza.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por contribuir com mais informações, acho que você tem mesmo razão sobre o NOKUT, não tinha pensado nisso. Um beijo!

      Excluir
  2. ola. ja procurei por diversas vezes trabalho na noruega e não consigo encontrar nada. sabe de algum site onde me possa inscrever daqui de portugal para arranjar trabalho. para mim o ideal era sair ja com contrato de trabalho. como faço para ir para fabricas do bacalhau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o site www.finn.no na seção jobb e o site do NAV na seção Ledige Stillinger. Os sites dos municípios (kommune) também costumam publicar anúncios de empregos. Boa sorte!

      Excluir
  3. Olá, Raquel, eu estou muito interessado em trabalhar e estudar, sou Advogado falo fluentemente Inglês e estou aprendendo Norueguês e Sueco, queria umas informações sua, na área do Direito, você sabe alguma coisa sobre algum brasileiro trabalhando como Advogado, você conhece algum escritório que eu possa entra em contato, para enviar meu curriculum, tem alguma prova, tipo OAB, não com este nome, mais só de exemplo, obrg...

    ResponderExcluir
  4. Oi,adorei o blog! Parabéns, eu estive na Noruega em 2013, mas eu queria saber existe a profissão de auxiliar de enfermagem em norway?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Sei que existe enfermeira (sykepleier), hjelpepleier e vernepleier. Mas as duas últimas creio que são pessoas que cuidam de idosos e pessoas portadoras de deficiência. Tente perguntar para um brasileiros que trabalhe na área por aqui, ele ou ela poderá te ajudar.

      Excluir
  5. Olá, Raquel, a universidade em Oslo, tem cursos de pós e MBA na área do Direito, é gratuita...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Tudo bem? Me chamo Luciana e minha esposa Rubia moramos em Londres a 4 anos, porém nós estamos planejando mudarmos de pais e estamos cogitando a Noruega. Minha esposa e formada com chefe de cozinha na Itália e eu sou formada em podologia. Bom, temos consciência por experiência das dificuldades inicial imigratória, mas as minhas dúvidas são. Sobre a minha área de trabalho se existe aí? É difícil encontrar para chefe de cozinha ou semelhante? O fato de termos documentação Europeia e falarmos inglês mesmo não fluente facilita conceguirmos trabalho? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Tudo bem? Sou Luciana e minha esposa Rubia. Atualmente moramos em Londres, porém estamos cogitando e pesquisando outro país para morar. Sou formada em podologia e a Rubia em chefe de cozinha Italiana. Temos documentação Europeia e falamos inglês. Como imigrantes experientes sabemos das dificuldades iniciais de imigração. Porém sei que a profissão da Rubia tem em qualquer país, mesmo se de inicias tivermos que fazer limpeza. Porém minha área de podologia não estou encontrando se existe aí. O fato de termos documentação e falarmos inglês o quanto ajudaria para arrumarmos emprego e podemos morar no Noruega?

    ResponderExcluir