sábado, 8 de março de 2014

Onde foi parar a neve?

Desde que eu voltei de viagem em dezembro não tenho visto neve aqui na minha região. Lembro que nevou cerca de dois dias em janeiro, mas a neve logo derreteu e desde então nada. Eu havia feito planos de recomeçar meu aprendizado de esqui com meu marido ao voltar das férias, mas sem neve fica difícil. Os esquiadores habilidosos andam de rulleski, ou esquis com rodinhas quando não há neve, mas isso é só para os experientes. Alguns ainda têm a esperança de que a neve virá, eu só espero que ela não resolva aparecer em maio, quando a primavera deve iniciar. Devido ao tempo seco, sem neve e chuva houve muitos incêndios nas redondezas. Os tradicionais dias de esqui (skidager) que todas as escolas costumam organizar nessa época estão sendo adiados por falta de neve. Nos meus sete anos de Noruega, nunca havia passado um inverno sem neve. Felizmente na Rússia a falta de neve não foi um problema e as Olimpíadas de Inverno transcorreram conforme o plano. A Noruega conquistou muitas medalhas, e a maioria dos medalhistas são da região onde moro.

Greve à vista

Os sindicatos trabalhistas exercem grande influência na Noruega. Depois que a associação dos municípios veio com a sugestão de mudar o horário de trabalho dos professores, o sindicato dos professores ameaçou reagir com uma greve daqui a alguns meses. Os professores na Noruega têm algumas semanas a mais de férias remuneradas do que os trabalhadores de outros setores por que eles usam seu tempo livre, ou o tempo fora da escola para corrigir provas, preparar aulas, falar com pais de alunos, etc. A associação dos municípios quer acabar com essa prática, fazendo com que os professores trabalhem o expediente normal (8-16) e não trabalhem fora do expediente. Com isso, os professores teriam a mesma quantidade de semanas de férias que os outros, e teriam também que trabalhar na escola antes de os alunos voltarem ás aulas. Para mim isso não é muito ruim, já que poderei tirar férias quando quiser e não forçosamente em julho e agosto, meses de inverno no Brasil. Mas a maioria dos professores não quer que essa mudança se concretize e estão fazendo campanha contra a sugestão.

5 comentários:

  1. Oi, Raquel! Tudo jóia?
    Aqui, janeiro também foi atípico - nada de chuva. Fará uma falta imensa no inverno.

    Os professores brasileiros também têm férias duas vezes ao ano, devido ao estresse de sala de aula (senão ficaríamos louquinhos).
    Pelo mesmo motivo, nossa aposentadoria também é melhor - após 25 anos trabalhados (o que também vale para diretores e pessoal do departamento de ensino - aí já acho injusto).
    Sem mordomias, ninguém seria professor, pois o salário é baixo, comparado a tanta exigência educacional e desgaste emocional.
    Minha jornada de trabalho é de 30 h semanais: 25 em sala ( 7 h `as 12 h), 2 de reuniões e 3 em casa. Me sobra a tarde toda para ajudar na oficina do marido.

    Um abraço, e lute pelo direito dos professores - profissão diferenciada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Aqui na Noruega a aposentadoria na maioria das profissões é por idade e nós professores podemos nos aposentar aos 62 anos, mas podemos continuar trabalhando até os 70, se eu não me engano. Eu pretendo me aposentar aos 62. Eu trabalho das 8.00 às 16.00 às segundas e terças, quando há reuniões com o diretor e outros professores. Às quartas meu dia termina às 14.30, às quintas às 13.00 e às sextas às 11.45. Eu trabalho quase em período integral, por isso tenho alguns dias mais curtos. Um abraço!

      Excluir
  2. Eu sou professor e apoio os meus colegas noruegueses, professor não é como operário de fábrica. O ócio é fundamental para os nossos espíritos, já ensinava Aristóteles, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, professor trabalha muito em suas horas de folga!

      Excluir
  3. Sou doida pra praticar o rulleski, quem me dera.
    Depois dê noticias aqui pros leitores sobre o que foi decidido com relacao as ferias dos professores!?
    Beijo

    ResponderExcluir