domingo, 14 de abril de 2013

Vim, sofri e venci

Na descrição do meu blog, escrevi que estou batalhando dia a dia para conquistar meu lugar ao gelo. Pois, este dia chegou. Semana passada, fiz entrevista na escola onde trabalho para tentar um emprego efetivo (fast jobb em norueguês). Na Noruega, nenhum professor pode ter fast jobb sem ter curso superior em pedagogia (se bem que há muitos municípios pequenos por aqui empregando gente despreparada para lecionar, geralmente gente da família ou conhecidos - é, existe nepotismo aqui também). Professor sem formação pedagógica tem que se contentar com vikariat (trabalho temporário). Como vou terminar meu curso de pedagogia em junho, em agosto poderei trabalhar como efetiva. Me saí bem na entrevista, mas havia uma questão que poderia fazer com que eu não conseguisse o emprego. Eu quero passar mais de um mês no Brasil nas próximas férias, e por isso teria que recomeçar na escola mais tarde do que os outros professores. Na minha solicitação de emprego, escrevi que queria não somente o emprego, mas também uma licença mais prolongada depois das férias de verão aqui.

Me disseram que eu receberia uma resposta na semana seguinte. Na quarta-feira, o diretor da escola me chamou no escritório e me disse que EU TINHA CONSEGUIDO O EMPREGO E A LICENÇA!!! :-). Fiquei, claro, muito feliz! Finalmente, depois de quase sete anos de Noruega, trabalhando dois anos na faxina, fazendo cinco anos de faculdade, sempre com textos para ler, provas, trabalhos para entregar e três anos trabalhando em escolas, sempre sem saber se eu iria estar empregada no ano seguinte, agora poderei respirar aliviada e contar com emprego garantido para sempre! Vou também terminar a faculdade em junho. Daqui pra frente qualquer estudo que eu quiser fazer será um bônus para minha carreira, e não uma obrigação. Claro que eu não vou parar de estudar, mas vou me dar um presentão e descansar muito nessas férias que vêm por aí com meu maridão querido, que nunca, nunca mesmo deixou de me incentivar e dar apoio (mesmo quando a casa estava de cabeça para baixo por que eu tinha que estudar para as provas). Já temos tudo planejado, daqui a mais ou menos dois meses e meio, quando receber meu diploma da faculdade, vou poder gritar para quem quiser ouvir: "CONSEGUI MEU LUGAR AO GELOOOO!".

Para terminar, minha música de vitórias:



8 comentários:

  1. Parabéns, Raquel, aproveite a vitória!

    É seguro ser efetiva. Iniciei no ensino fundamental no ano 2000. Desde o primeiro dia fui efetiva (concursada), mas já tinha magistério, pedagogia e psicopedagogia pela universidade Católica.
    Nunca consegui ficar um ano sem fazer curso. Hoje faço o tal "Pacto" do Governo Federal" (para alfabetizar criancinhas de cinco / seis anos).
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cristina! Entendo sua sede por cursos, eu adoro estudar, apesar de que quando vêm os trabalhos e provas fico muito estressada, mas vale muito a pena. Abraço!

      Excluir
  2. Parabens!!!!
    Acompanho sua tragetoria aqui pelo blog e sei bem como foi sua batalha, entäo a vitoria eh mais que merecida.
    E que venham mais vitorias, agora como bônus.
    Tambem consegui meu lugar ao gelo semana passada, assinei meu contrato de fast sexta-feira passada, sei bem como eh essa felicidade e tambem depois de 7 anos de Noruega, completO 7 anos de Noruega semana que vem.
    Boas comemoracões.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e parabéns para você também, Luciana! Li sobre o episódio da inveja no seu blog, o negócio é ignorar e evitar tais "amizades". Beijo!

      Excluir
    2. Obrigada, Raquel.
      Ignoro mesmo, e sim, as vezes a gente tem que passar as amizades na peneira.

      Beijo

      Excluir
  3. Nossa...haeueahuae meus parabéns, de verdade. HAHAHA vc realizou o meu sonho. Muitas felicidades nesse seu novo caminho ^^...

    Infelizmente, vou te perturbar com mais algumas perguntas ^^ (se não te incomodar é claro).

    Bom, vamos lá...
    Eu estou cursando o ultimo período da minha licenciatura em geografia. E pretendo ser professor(já dou aula a alguns anos).Então no caso, meu diploma não valeria nada na Noruega e eu teria que cursar pedagogia para ser efetivado como professor da minha área?( eu nem sei dizer como são ministradas as aulas de geografia por ai, muito menos o programa)
    Qualquer dica sobre essa questão do diploma vai ser muiiiito valiosa... desde ja agradeço e te parabenizo mais uma vez!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Recomendo que você visite os seguintes sites:
      http://www.nokut.no/en/
      Para reconhecer teu diploma na Noruega
      http://www.udi.no/Norwegian-Directorate-of-Immigration/Information-in-other-languages/Information-in-Portuguese/
      Para vistos e outra questões relacionadas à imigração
      http://www.udir.no/Stottemeny/English/Curriculum-in-English/_english/Upper-secondary-education-/
      Clique em Social Studies. É o currículo escolar para o ensino médio.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigado Raquel...e mais uma vez parabenssss!!!! Qualquer hora chego lá.

      Excluir