domingo, 3 de junho de 2012

Um ano mais experiente, mas com muito suspense!

Nesta semana que passou fiz aniversário, completei 36 aninhos. Estamos empacotando nossas coisas para mudar, então não quis comemorar aqui em casa. Eu não sou de comemorar com festa, mas no dia, tive vontade de fazer um bolo para mim e para o marido. Ficou muito bom, com morangos belgas docinhos. Esta semana também assinamos o contrato do empréstimo para a compra do nosso apartamento. Agora estou endividada até o pescoço pelos próximos 25 anos, mas felizmente aqui na Noruega podemos viver tranquilamente pagando empréstimo para a compra da casa própria sem ter que passar fome, por que os juros são minúsculos. Tenho também o empréstimo do crédito educativo, que eu inclusive já comecei a pagar.
Exatamente por causa de tantos compromissos com bancos eu estava muito apreensiva esta semana que passou por que o diretor da escola onde eu trabalho começou a comunicar os funcionários que haviam solicitado revonação de contrato se eles iriam continuar ou não. Na quinta-feira, fiquei sabendo que duas professoras que eu jurava que iriam continuar receberam a notícia triste de que não iriam renovar o contrato. Eu comecei a ficar nervosa pela possibilidade de, de repente, ficar desempregada logo depois de ter comprado minha primeira casa própria na Noruega. O tempo passava, eu encontrava com o diretor nos corredores e ele nada de me chamar no escritório para me dizer se eu continuaria ou não. As minhas colegas também me perguntavam a toda hora se eu havia ouvido algo, e eu respondia que não. Até que, na hora de ir embora, uma colega me disse que eu tinha que ir falar com o diretor e perguntar se eu ia continuar ou não. Realmente, eu não queria passar o final de semana agoniada sem saber ao certo se estava no olho da rua ou não. Criei coragem, bati na porta e, ao entrar, expliquei que gostaria de saber o que eles haviam decidido. O diretor então responde que eles querem, sim, renovar o meu contrato, mas temporário com duração de um ano, por que ainda não terminei o curso de pedagogia (traduzindo: em junho do ano que vem, quando eu me formar, provavelmente vou receber uma proposta de contrato efetivo, que aqui se chama fast jobb, e minhas preocupações vão acabar!). Eu comentei com ele que temia que outro candidato com mais formação acadêmica que eu havia conseguido a vaga então ele disse: "Bom, pode até ser que nós recebemos currículos de candidatos com melhor formação acadêmica que a sua, mas isso não significa que eles tinham melhores qualificações que você." Nessa hora me senti orgulhosa de mim mesma e muito aliviada por saber que não perdi meu precioso emprego. Sem falar no fato de que vou seguir com os mesmos alunos e com quase os mesmos colegas.
Daqui a três semanas entro de férias no trabalho e retornarei somente no meio de agosto. Com a compra do apartamento, não vou poder ir ao Brasil nessas férias de verão aqui, mas vou tentar ir para passar o Natal e o Ano Novo. Tenho que arrumar o novo lar, estudar (já tenho trabalho de pedagogia para entregar, que beleza...) e claro, descansar, por que esse ano letivo que se encerra foi muito tenso e cansativo.

4 comentários:

  1. Menina, que maravilha. Parabens por tudo. E bom demais ouvir isso do chefe, ne?
    Aff, isso de esperar um fast é uma agonia. Espero que vocë consiga logo. Boa sorte e sucesso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu aniversário, Raquel! Entendo porque você estava nervosa a respeito do seu emprego, mas que bom que tudo acabou dando certo, né? hehe beijos tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu aniversário!! ... Tudo de bom!!
    E parabéns pelo seu trabalho, não tem coisa mais gostosa do que ser reconhecida!! ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas! Estou acompanhando o blog de todas vocês, beijos!

    ResponderExcluir