quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A última e mais árdua etapa

Mês passado tive minha primeira semana de aulas no meu novo curso na faculdade: Educação pedagógica prática flexível na Universidade de Trondheim, NTNU. Este curso é para pessoas que têm no mínimo 180 créditos (que devem ser em uma ou mais disciplinas escolares) e querem dar aulas no ensino fundamental (barne- og ungdomsskole) à partir da quinta série até o último ano do ensino médio (videregående skole). O curso pode durar um ano ou dois. Eu escolhi o de dois anos (daí o porquê de ele se chamar flexível) por que o curso de um ano tem aulas diariamente e exige que o estudante esteja presente em 80% das aulas. Isto torna impossível para o estudante trabalhar enquanto estuda. Já o curso de dois anos permite que o estudante trabalhe, pois há somente 10 dias de aulas por semestre (mas, nessas aulas a presença é obrigatória). Na primeira semana fiquei conhecendo os meus colegas, tive aulas de pedagogia e didática de inglês e espanhol. Semana que vem terei a segunda etapa de três dias. Ao longo desses dois anos terei também que fazer estágio em no mínimo duas escolas diferentes. Terei que ter uma espécie de mentor, um(a) professor(a) experiente que possa assistir às minhas aulas e me dar conselhos e críticas construtivas sobre o meu método de lecionar. Enviei solicitações de estágio para 14 escolas aqui de Trondheim e felizmente ontem fiquei sabendo que consegui estágio de espanhol em uma escola de ensino médio. Agora resta só o estágio de inglês. Felizmente eu posso cumprir 40 horas do estágio (que é de 100 horas) nas minhas próprias turmas na escola onde trabalho, sem mentor. Então tenho somente que cumprir 30 horas de espanhol (que acabei de conseguir) e 30 horas de inglês (que espero que eu consiga logo). Se bem que posso muito bem esperar para fazer o estágio de inglês depois de terminar o de espanhol, por que vou ter muito pouco tempo se eu for fazer dois estágios e lecionar 4 turmas. Os professores da faculdade recomendaram que nós terminemos o estágio antes de janeiro de 2013, por que naquele último semestre do curso teremos que fazer muitos trabalhos, o que vai reduzir nosso tempo para fazer outras coisas.
Esta semana é a chamada høstferie (férias de outono) aqui na minha região. Folga na quarta, quinta e sexta. Essas férias são na verdade um resquício do passado, quando as crianças eram quase todas filhas de agricultores e tinham que ficar em casa uma semana para ajudar na colheita das batatas. Hoje em dia pouquíssimas crianças têm pais que cultivam batatas, mas a tradição permanece. Para mim esses dias de folga uma semana antes das aulas de pedagogia vieram em boa hora, pois tenho uma montanha de textos para ler. Meio apavorada por tudo que terei que fazer daqui para frente, estou ao mesmo tempo feliz por saber que esta é teoricamente a última etapa da minha carreira estudantil na Noruega. Depois de três anos estudando inglês, espanhol e ciências sociais tenho pela frente somente essa educação pedagógica. Com um emprego fixo garantido poderei respirar aliviada.

2 comentários:

  1. Parabéns por mais um degrau devidamente escalado! Vc é batalhadora e merece tudo de bom! bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Camila! Você também é muito batalhadora e é um prazer ler sobre tuas conquistas também. Ver outros exemplos de persistência por aí me faz sentir que todo esse esforço vale muito a pena. Beijo!

    ResponderExcluir