domingo, 16 de outubro de 2011

O ensino fundamental na Noruega

Como já deu para perceber, sou professora e me dei conta de que ainda não havia escrito uma postagem contando sobre a escola norueguesa. Aqui o professor tem muitas outras responsabilidades além de lecionar, o que torna nosso dia-a-dia bem cansativo. Aqui estão algumas características interessantes:

Duração do ensino fundamental obrigatório

Toda criança é obrigada a ir à escola no ano em que completa 6 anos até os 16 anos. Antes dos 6 anos os pais podem optar por matriculá-las no jardim de infância ou não. Pelo fato de o verão aqui ser no meio do ano, o ano letivo começa sempre em meados de agosto e dura mais ou menos até meados de junho. No Natal e no Ano Novo temos duas semanas livres, mas no primeiro dia útil depois do Ano Novo já estão todos de volta à escola. Temos uma semana de férias no meio do outono, uma semana no meio do inverno e uma semana na Páscoa, fora os feriados.
Do ano em que completam 6 anos até o ano em que completam 12 anos as crianças vão à barneskole (escola infantil. São 7 séries).
Do ano em que completam 13 anos até o ano em que completam 15 anos as crianças/adolescentes  vão à ungdomsskole (escola juvenil. São mais 3 séries). Isto quer dizer que o ensino fundamental obrigatório na Noruega dura 10 anos. Depois do ensino fundamental, os adolescentes escolhem se querem seguir para o ensino continuado (videregående skole) ou param de estudar e vão direto para o mercado de trabalho. Sem o ensino continuado os adolescentes não podem fazer faculdade, mas podem mais tarde fazer um curso de studiekompetanse para poder entrar na faculdade. Foi isso o que eu fiz em 2007/2008 para poder entrar na NTNU. Eu tinha, claro, o ensino médio no Brasil, mas me faltavam créditos em norueguês e alguns créditos em ciências sociais.

Matérias escolares na ungdomsskole

Na oitava série os alunos têm as seguintes matérias:
Norueguês (bokmål e nynorsk)
Matemática
Inglês
Ciências naturais (o mesmo professor leciona biologia, física e química)
Ciências sociais (o mesmo professor leciona história, geografia e educação moral e cívica)
RLE (religião, perspectivas de vida e ética)
Educação física
Educação artística e trabalhos manuais
Língua estrangeira. Os alunos na escola onde trabalho podem escolher entre alemão, espanhol, aprofundamento em inglês e aprofundamento em norueguês (este curso é mais para os filhos de imigrantes).

Na nona série os alunos têm as mesmas matérias da oitava série, mais Música e Mat og Helse (Alimentação e Saúde).

Na décima série os alunos têm as mesmas matérias da oitava e nona séries, menos Mat og Helse.
Além disso, há um programa para ajudar os alunos escolher um curso superior (Utdanningsvalg), que acontece no horário das aulas.

O dia-a-dia na ungdomsskole

Os aulas onde eu leciono começam às 8hs30min.  A primeira aula vai até ás 10hs e então os alunos têm recreio de 15 minutos. Na volta os professores levam uma cesta de frutas para a classe para os alunos. A segunda aula vai das 10hs15min até 11hs15min. Então um professor fica com eles até às 11hs35min. Os alunos comem seus lanches (matpakke, que eles trazem de casa) e alguns alunos recebem um frasco de leite ou achocolatado ou suco de laranja ou um pote de iogurte. Esses produtos são encomendados pelos pais, que devem pagar do próprio bolso. Às 11hs35min todos os alunos devem sair para a área externa da escola, não importa o tempo. Nessa hora os professores se revezam como inspetores para dar mais segurança aos alunos e impedir possíveis casos de bullying. Nós recebemos um plano com os dias e horários que temos que sair. Todos os professores devem usar coletes fluorescentes amarelos para que os alunos nos vejam o tempo todo. Nos recreios de 15 minutos os professores também devem sair para fazer inspeção. O recreio acaba às 12hs e então começa a terceira aula, que vai até ás 13hs. Um novo recreio de 15 minutos e a última aula vai das 13hs15min às 14hs15. A maioria dos alunos vai a pé ou de bicicleta para casa, enquanto outros que moram mais longe pegam ônibus (gratuito).

Na próxima postagem conto mais.

23 comentários:

  1. Nossa Raquel, que coincidência. Estava pesquisando sobre escolas, estudos, toefl etc, pois uma de minhas filhas com 14 anos sempre fala que quer estudar na noruega. Somos todos apaixonados por essa terra. Viajei duas vezes pra justamente: Trondheim, aí está a coincidência. Mas temos amigos também em Oslo, Stavanger, Bergen. Amo a Noruega. Viii ler mais seu blog, adorei. rnatalbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal, obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Eu tenho 12 anos (este ano faço 13) e estava à procura de mais informação do funcionamento das escolas na Noruega, pois aqui em Portugal(sim sou portuguesa:)está complicado... e a minha mãe está a pensar em ir viver para Oslo.
    Gostei muito das informações que me deu e agora já tenho mais ou menos uma ideia do que me espera!
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel tenho algumas dúvidas, você poderia me ajudar? Eu tenho uma tia que mora na Noruega em Fredrikstad ela ja é uma cidadã norueguesa, e ha anos me convida para ir morar com ela, mas não sei como funciona o ensino para ir estudar lá, estou confusa, porque estou no segundo ano do ensino médio e como eu faria para ir estudar la? faria uma prova de conclusão? como funciona esse processo, pretendo ir ano que vem que completo 18 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você terá que cursar o norueguês do ensino médio antes de poder fazer faculdade aqui, pelo menos foi isso o que eu tive que fazer quando cursei o Studiekompetanse aqui. Seu histórico escolar terá que ser traduzido e enviado para o nokut e o samordna opptak. Peça para sua tia comparecer até a Videregående skole mais próxima da casa dela e perguntar.Você também pode enviar um email para o samordna opptak: sokerinfo@samordnaopptak.no ou o nokut e perguntar. Boa sorte!

      Excluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Estava pesquisando sobre a educação na NOruega e acabei encontrando seu blog. Fiquei impressionado com sua história e suas vitórias. Parabéns!
    Estou escrevendo para saber se vc tem como me dar algumas informações, dicas, coisas assim.
    Como a Noruega está em primeiro lugar no hank de educação eu queria saber mais sobre o currículo, as metodologias, coisas assim. Aqui no BRasil a coisa tá feia, vc deve saber, e estou investindo em casa na educação de minhas filhas. Elas ainda são pequenas (6 e 4 anos, tenho mias 2 bebÊs).
    O que queria saber é sobre a educação nessa fase inicial, alfabetização, etc. qual linha pedagógica eles usam, se tem algum lugar para eu pesquisar, como funciona. Se tivesse algum lugar que eu pudesse ter acesso ao currículo..
    Enfim...
    Se puder me ajudar, agradeço de coração.
    Um grande abraço!
    Rachel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo que você leia o seguinte site:
      http://www.udir.no/Stottemeny/English/ (em inglês)
      Lá você encontra todos os currículos.
      Raquel

      Excluir
  6. ola Raquel estamos nos mudando para oslo noruega meu esposo meu filho de 7 anos e eu gostaria de saber como devo prosseguir para matricular ele na escola pois ele nao fala ingkes nem noruegues me ajude por favor

    desde ja agradeço estou com muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você deve ir na prefeitura de Oslo e falar com alguém do setor de educação (geralmente chama-se Oppvekst). Como Oslo é uma cidade grande, deve haver subprefeituras e talvez haja uma peto de onde você irá morar. Ou, procure a escola primária (Barneskole) mais próxima da sua casa e talvez eles mesmos cuidam de todos os trâmites para a matrícula do seu filho. Boa sorte!

      Excluir
  7. ha moramos em niteroi rj brasil ....aqui ele faria esse ano o 3 ano do ensino fundamental...grata

    ResponderExcluir
  8. Ola Raquel pode me infomar se as escolas para o ensino basico säo gratuitas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jardim de infância não é gratuito, mas os pais recebem uma boa ajuda de custo do governo para pagar a mensalidade. Da 1.a série do ensino fundamental (6-7 anos) até a terceira série do ensino médio (18-19 anos) as escolas são gratuitas. Existem algumas escolas particulares como Steiner, Montessori e internacionais. As leis para abrir uma escola particular aqui são muito rígidas.

      Excluir
  9. E qual é o salário de um professor de ensino fundamental da Noruega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo esse link: http://e24.no/jobb/student/her-kan-du-sjekke-loennen-til-125-yrker/10080582 , o salário inicial de um professor de jardim de infância é de 367 200 coroas ao ano. São 155 000 reais ao ano. Já o salário inicial de um professor do ensino fundamental é de 445 000 coroas ao ano. É cerca de 188 000 reais ao ano. Desse valor são descontados em média 36% de impostos por mês. O salário aumenta se o professor tiver matérias extras em seu currículo, ou se tiver outras funções além de professor.

      Excluir
  10. Olá Raquel, seria possivel ir ai visitar a sua escola e conhecer tudo de prto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Você poderia dizer o motivo pelo qual você gostaria de visitar a escola? Necessito saber para perguntar ao diretor.

      Excluir
  11. Olá Raquel, Meu nome é Thiago, tenho 15 anos e estou no primeiro ano do ensino médio. Eu estou com planos de terminar o ensino médio na Noruega porém em todos os lugares em que eu achei algo relacionado tinham um custo elevadíssimo e eu não gostaria de dar este gasto aos meus pais.. Então eu gostaria de saber se a Noruega há algum tipo de programa social para ensino médio.. Se souber de algo por favor me responda.
    Obrigado!
    Thiago

    ResponderExcluir
  12. Olá Raquel, eu tenho um trabalho da faculdade sobre o letramento nas escolas, se puder fornecer mais informações sobre como é esse processo em Noruega estarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
  13. Formados em curso superior no Brasil podem fazer o studiekompetanse?

    ResponderExcluir
  14. Ola, Raquel
    Estou indo morar em Oslo com o meu filho que atualmente, cursa o décimo ano em Portugal. Gostaria de saber se ele precisa do ensino médio completo para matricular-se no studiekompetanse ou se poderá faze-lo sem o decimo ano completo.
    Obrigada e ótimo ano!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Raquel!
    Estou indo morar em Oslo com o meu em Julho. Atualmente, ele cursa o décimo ano em Portugal. Gostaria de saber se ele poderá matricular´se no
    studiekompetanse quando chegarmos.
    Obrigada e ótimo Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O histórico escolar e os certificados de conclusão de seu filho devem ser traduzidos por tradutor juramentado para o inglês ou norueguês. Depois você deve encaminhar essa documentação para a escolar onde deseja matricular o seu filho para que eles façam uma análise das matérias que ele cursou para então decidir em que série ele iniciará seus estudos na Noruega. Boa sorte.

      Excluir
  16. Preciso de mais informações sobre ensino médio e superior. E como faço para sempre acompanhar seu blog?
    Porfavor me responda

    ResponderExcluir