sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cidadã de Trondheim

Vou dar uma pausa nas postagens sobre as férias para escrever que hoje fui aqui na biblioteca exercer meu dever de residente permanente em Trondheim: fui votar nas eleições municipais (kommunevalg) e estaduais (na Noruega os estados são chamados de condados, ou fylker). Este ano recebi pelo correio meu cartão de eleitora (aqui não existe um documento como o título de eleitor do Brasil - eles enviam um cartão novo cada vez que há eleição). Vou tentar explicar rapidamente como funcionam as eleições daqui.
Cada partido tem uma lista de candidatos. Quase nenhum dos candidatos é unicamente político antes de ser eleito. Quer dizer que eles têm uma outra profissão e, caso sejam eleitos, podem dedicar-se somente à carreira política ou conciliar as duas atividades. Podemos votar somente no partido ou escolher candidatos do partido que estão na cédula de votação. Ainda podemos escrever o nome de candidatos de outros partidos na cédula. Assim o nosso voto vale tanto para o partido como para esse(s) candidato(s) de outro(s) partido(s). Eu achei isso muito democrático. Além do mais, ninguém é obrigado a votar. Se não se vota, não é necessário justificar a ausência. Não se perde o direito de tirar passaporte se você não vota. As urnas abriram há várias semanas e o último dia para votar é dia 12 de setembro. Isso é bom, pois podemos votar de acordo com nossa conveniência.
Eu por enquanto só posso votar nas eleições municipais e estaduais. Caso eu me torne cidadã norueguesa, vou também ter direito a votar nas eleições do parlamento.
Fui à biblioteca munida do cartão de eleitora e de um documento de identidade (que aqui pode ser a carteira de motorista ou o cartão magnético do banco, que tem foto). Não havia fila alguma. Me deram um envelope e fui para a cabine de votação. Me dirigi à cabine de votação, onde havia uma cortina para garantir a nossa privacidade. Escolhi a cédula do partido em que eu ia votar, marquei os meus candidatos preferidos e coloquei a cédula em um envelope. Saí da cabine, entreguei o envelope ao mesário, que colocou meu envelope dentro de outro, lacrou-o e entregou-me. Depositei o envelope na urna e pronto.
Vou confessar que esta é a primeira vez na minha vida que eu me dirijo a uma cabine de votação ciente de que meu voto vai fazer uma diferença. A pessoa que receber meu voto, caso eleita, vai realmente fazer alguma coisa para melhorar a minha vida e a de todos os habitantes de Trondheim e de Sør-Trøndelag. Quem sabe um dia lá no Brasil as coisas sejam assim também.

5 comentários:

  1. Parabéns! Mais uma prova de que a integração é possivel e nem tão complicada quanto certos grupos insistem em afirmar... É feio perguntar, eu sei, mas fiquei curiosa pra saber que partido(s) você escolheu. Tenho acompanhado alguns debates (mesmo tendo dificuldade em entender tudo ao pé da letra), e já tenho uns partidos dos quais nem posso ouvir falar. Sei de quem não gosto, mas preciso ainda descobrir mais sobre os que simpatizo... Aliás, que debates civilizadésimos, dá até sono, rsrsrs!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Prefiro não dizer em que partido votei, mas posso afirmar que não votei no Fremskrittspartiet, haha...
    Fiz um teste no site na NRK para saber que partido combinava mais com os meus pontos de vista e fui com esse. Quando que você vai poder votar? Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ih, menina, não tenho idéia de quando... Acabei de tirar meu terceiro visto, acho que no próximo eu já fico liberada? E não sei quem escolheria, mas sei que jamais votaria no Fremskrittspartiet e nem no Høyre. Teria que ler mais pra ter firmeza. beijo também

    ResponderExcluir
  4. Se esse último que você tirou é o permanente você vai poder votar nas próximas eleições municipais e estaduais. Tem algumas idéias do Høyre com as quais eu concordo, mas há mais idéias das quais discordo. Difícil...

    ResponderExcluir
  5. oi Raquel tudo bem Olha não sei se meu outro comentario chegou para você mas, deixa eu te dizer meu nome é Sonia moro em Porto Velho Rondonia aqui no Brasil, namoro com um noruegues fofo, ele vem passar as ferias comigo em janeiro agora de 2012, estou muito ansiosa, ele vem e junto vem trazendo um anel de noivado ele quer muito que eu va morar em nannastad sua cidade 30 minuto de Oslo Capital da Noruega segundo ele, então Raquel, estou com tantas duvidas em relação a cultura, alimentação, a lingua apesar dele aranhar um portugues eu eu inglês, o clima onde eu moro o clima é tropical aqui é muito quente, e principalmente estudo estou no 3º periodo de Direito, se eu me casar ano que que vem vou ter que trancar a faculdade, e não foi facil conseguir amiga minha faculdade aqui, sera que eu consigo fazer um curso Superior ai amiga?????, olha eu tenho muitas duvidas e gostaria muito de dividir esssas duvidas com você é claro se você se sentir avontade para isso, se queser me passar seu e-mail vou ficar muito feliz queria ter alguem conhecido ai entende olha meu e-mail é reginavha@hotmail.com bjussssssssss a ate o proximo post...

    ResponderExcluir