terça-feira, 1 de março de 2011

Férias de inverno na cidade luz parte II

Segundo dia de viagem, sábado 19 de fevereiro


Já havíamos decidido que nessa viagem iríamos aproveitar cada segundo, então acordamos bem cedo para tomar café-da-manhã e logo sair para ver Paris. Nossa meta para a primeira parte do dia era subir no topo da Torre Eiffel. Mas, para nossa decepção estava chovendo e, ao avistar o topo da torre do solo vimos que estava rodeada de neblina, o que provavelmente estaria bloqueando a vista. Resolvemos adiar a visita ao topo para o dia seguinte, domingo. Mas, não perdemos a oportunidade de tirar fotos em frente à Torre e também no Trocadero, que fica logo em frente.

Em razão da chuva, resolvemos tirar o dia para visitar o Museu do Louvre. Lá fomos nós consultar nosso mapa salvador do metrô de Paris e pouco depois chegamos ao museu. Compramos um bilhete chamado Paris Visite, que dava acesso livre a todos os transportes públicos na zona metropolitana de Paris durante 3 dias. O Louvre é gigantesco e maravilhoso por fora e por dentro. A pirâmide, que criou polêmica na época de sua construção realmente é esquisita no meio de construções antigas, mas já virou marca registrada. Há um rígido controle de segurança na entrada e avistamos até soldados do exército com metralhadoras em punho, não só no Louvre mas em outros pontos da cidade. Parece que a ameaça de um eventual ataque terrorista infelizmente paira sobre Paris. Passamos algumas horas vislumbrando algumas das milhares obras de arte e tesouros arqueológicos que fazem parte do acervo do museu e, claro não saímos de lá sem ver a Mona Lisa.

Voltamos para o hotel e nos arrumamos para ir jantar. Escrevemos uma lista com endereços de restaurantes que pareciam interessantes (levamos dois guias que emprestamos da biblioteca) e resolvemos jantar no primeiro que visitamos, um restaurante chamado Ma Bourgogne em uma praça que se chama Place des Vosges. Aliás, já era um pouco tarde e o lugar estava meio deserto. A escuridão, a chuva, a ausência de gente e os prédios e arcos antigos nos proporcionaram a sensação de viajar no tempo. Foi provavelmente a memória mais marcante da viagem, o passeio por aquela praça cheia de história e charme. O Morten estava decidido a experimentar a iguaria francesa mais conhecida: escargots. Eu não me atrevi. Ele adorou, e eu experimentei Foie Gras. De sobremesa, provei pela primeira vez outra iguaria francesa: créme brulée. Estava divino. Foi um jantar muito romântico, os garçons desta vez foram muito gentis e gostamos de tudo.


Louvre

Vênus de Milo


Escargots

Créme Brulée

Nenhum comentário:

Postar um comentário