terça-feira, 1 de março de 2011

Férias de inverno na cidade luz parte I

Em janeiro, logo depois do Ano Novo e meio desanimados por ter que enfrentar mais 3 meses de inverno e escuridão, eu e o Morten conversamos sobre fazer uma pequena viagem que não custasse muito para espairecer nas férias de inverno (última semana de fevereiro). Pensamos a princípio em Praga na República Tcheca, primeiro por que há voos diretos daqui de Trondheim e segundo por que há muitas ofertas de pacotes baratinhos para lá. Pouco depois, vimos um comercial da SAS que prometia descontos vantajosos para vários destinos na Europa. Eis que meu marido, depois de algumas horas na internet pesquisando preços me pergunta: "E se a gente fosse para Paris?". Paris era uma cidade que eu pensei que fosse conhecer daqui a uns bons anos, por que não é necessariamente por que se mora na Europa que qualquer um tem condições de ir para todo o canto a hora que quiser. Eu tinha planejado em aprender um pouquinho de francês e pesquisar mais sobre a história da cidade antes de cogitar uma viagem para lá. Mas, não deu tempo. Encontramos passagens baratas, um hotel razoável e de repente estávamos de viagem marcada para a cidade luz.

Primeiro dia da viagem, sexta-feira 18 de fevereiro

Acordamos às 3:30 da madrugada, tomamos um café rapidinho e saímos para pegar o ônibus para o aeroporto de Trondheim às 4:15 hs. Nosso voo para Oslo saiu às 6:10. De Oslo pegamos outro avião com destino à Paris. Aterrissamos às 10:20 hs da manhã.
Eu fiz o possível para juntar informações sobre a cidade nas semanas que antecederam à viagem e consegui traçar um roteiro para se chegar ao nosso hotel usando trem e metrô. E deu certo! Nossa primeira impressão sobre os transportes públicos em Paris foi muito boa. Há 12 linhas de metrô, trens para os aeroportos e trens para as cidades vizinhas. Nós levamos um mapa do metrô e com a ajuda dele chegamos ao hotel, deixamos as malas e saímos para conhecer a cidade. Primeiro paramos para almoçar em um pequeno restaurante chamado L'Europe. De lá caminhamos pela Cours de Vincennes e chegamos à Place de la Nation, a mais antiga de Paris. Passeamos pelo Boulevard Diderot, paramos para ver a Gare de Lyon e pegamos o metrô para ver a Torre Eiffel de noite. Chegando perto da torre tivemos o (des)prazer de encontrar alguns dos habitantes mais célebres de Paris: ratos! Eles atravessaram nosso caminho e eram gigantescos! Paramos em um café que fica do lado da torre e ali tivemos a primeira experiência negativa com o atendimento francês. O garçom nos serviu e logo já nos trouxe a conta, sem que nós a tivéssemos pedido. Meu marido pagou, mas quis pedir algo mais Ele tinha praticado em francês, mas o garçom não fez o mínimo esforço para entender. No final, ele veio com o pedido e a conta junto. Engraçado que quando fomos embora e deixamos o dinheiro na mesa ele demorou séculos para ir buscá-lo. A Torre fica toda iluminada quando anoitece, mas o que nós não sabíamos era que em intervalos de cerca de 10 minutos há uma iluminação ainda mais especial na torre, parecida com fogos de artifício. Uma bela surpresa para encerrar a noite.


Cours de Vincennes



Torre Eiffel by night

2 comentários:

  1. Agora entendi quando vc me disse que tinha postado sobre Paris no seu blog... e eu entrando sempre e o post nunca aparecia... hahahahahahaha Não sabia desta versão do blog...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu acho que o Blogger é mais prático, mas não queria fechar o Multiply por que lá tem postagens de desde que eu cheguei aqui. Mas muitas das minhas amigas ainda só comentam lá. Bjs!

    ResponderExcluir