sábado, 30 de janeiro de 2010

It's not only only

A expressão idiomática que eu escrevi no título da postagem é na verdade a tradução em inglês de uma expressão norueguesa, "Det er ikke bare bare" (Não é só isso, ou "o buraco é mais embaixo", como dizemos em São Paulo pelo menos). O instituto de línguas modernas da faculdade está lançando uma campanha publicitária para tentar atrair estudantes para a área de idiomas, que anda muito em baixa, principalmente alemão e francês. Eles usam essa expressão para mostrar ao público que traduzir diretamente do seu próprio idioma para outro não significa dominar um idioma estrangeiro. O pior é que muita gente influente por aqui fala esses absurdos na imprensa e muitos especialistas dizem que o norueguês em geral pensa que fala inglês bem, mas quando tem que falar com um inglês ou americano, se enrola todo. Eu lembro de ter lido um documento do governo onde eles afirmam que muitas empresas norueguesas perdem contratos milionários com outros países europeus por que não sabem falar inglês, alemão, francês, etc. Então, a situação é séria. Espero que esta campanha realmente atraia pessoas para a área de idiomas.

Quanto ao meu novo trabalho, posso empregar esta expressão norueguesa: "Não é só isso". Por que eu percebi que ser professora na Noruega não se limita somente a dar aulas, corrigir provas e participar de reuniões. Enquanto no Brasil há inspetores de alunos que fazem uma ronda na hora do recreio e vigiam os alunos, na escola onde eu trabalho são os professores que estão encarregados desta tarefa. Ontem eu fui inspetora por 15 minutos, e os professores se revezam, para que todos tenham também uma pausa para almoçar. Mais um reflexo da política norueguesa de economizar funcionários, e eu acho isso bem razoável.

As aulas começam às 9 horas da manhã, e há 2 pausas de 10 minutos mais uma pausa longa de 50 minutos. Os alunos comem seus lanches na classe junto com o professor e depois podem sair da sala de aula para o recreio. Todas as salas de aula têm laptops com acesso à internet que os alunos podem emprestar para usar durante as aulas. Ontem até projetor eu usei na minha aula. Estou achando interessante aprender a rotina escolar daqui, cada dia aprendo uma coisa nova.

Nunca havia visto tanta neve em Frøya como agora. Ontem de manhã tinha que ir para a escola cedo, mas não me atrevi a dirigir enquanto o 'brøytebil' (trator que varre a neve para fora das estradas) não tivesse passado na minha rua. Estrada com neve fresca é um perigo. Posso dizer isso por que quando dirigi para fora da estrada foi justamente por que havia neve fresca no chão. Conclusão, arrumar o emprego dos sonhos não significa que meus problemas acabaram, pois cada dia aparece um novo desafio. Ainda bem, por que a vida sem surpresas e aventuras deve ser chata demais.

4 comentários:

  1. Verdade, Raquel... Abaixo a monotonia!

    Então, chegamos dia 12, mas já vamos direto pro show no Studenter samfunblablabla. Vamos ficar no Clarion Collection Bakeriet (Brattørgata 2). Avisa aí se sábado sobra um tempinho pra um café ou um tour pelo centro da cidade. Já avisei Dona Silvia Beatriz também... Depois te mando meu telefone via Facebook.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. NOSSA FICO ENCANTADA DE COMO VC FALA COM RIQUEZA DE DETALHE SOBRE SUA ROTINA AI NA NORUEGA. CHEGO A ME TRASPORTAR PRA DENTRO DAS NARRATIVAS.RSRSRS. TENHO UMA CURIOSIDADE , COMO SOU DESING DE MODA, GOSTARIA DE SABER COMO A MODA SE COMPORTA AI EM NORGE. TIPO : AI TEM ATELIER DE COSTURAS , CONFECÇÕES, TEM AQUELAS DONAS DE CASA QUE TEM UMA MAQUINA DE COSTURAS E COSTURAS P/ TODOS OS VIZINHOS? ME COMTA COMO ISSO FUNCIONA AI. BEIJOS LINDA.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu nunca vi um atelier de costura aqui como se vê no Brasil, caseiros. O que tem muito são os "Bunadsøm", ateliers onde se pode fazer bunader sobre medida. Bunader são os trajes típicos noruegueses, que são asolutamente lindos e também custam uma fortuna. Tem também lojas que vendem vestidos de noiva e de festas, mas costureiras que atendem por conta própria eu nunca vi.

    ResponderExcluir
  4. POIS VC IRÁ VER LOGO. LOGO. QD EU ME ESTABELECER NA NORUEGA. VOU ABRIR O MEU ATELIER DE ROUPAS SOB MEDIDAS, PRA FAZER UMA REVOLUÇÃO AI NESSE FREEZER.KKKKKKKKKKKKK, É BRINCADEIRA, MAS, SE EU ALGUM DIA FOR MORAR AI, CERTAMENTE IREI FAZER EXATAMENTE ISSO. OBRIGADA LINDA PELA INFORMAÇÃO. BEIJOS.

    ResponderExcluir