segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

The same procedure as every year...

Sexta-feira foi o dia da minha última prova do ano e também a mais difícil de todas: Língua espanhola I. Usei todas as 6 horas de prova para responder muitas perguntas de gramática, compreensão de texto e escrever uma redação. Agora só resta esperar pela nota que sai em janeiro. Ontem, fiquei sabendo que esqueci de fazer um exercício na prova de Espanhol I (aquela que eu achei facílima), e agora não sei o que vai acontecer - se vou tirar uma nota baixa ou se vão me reprovar por deixar de responder um exercício inteiro. Não vou deixar isso acabar com meu Natal, afinal essa matéria é extra. Mas, que eu estou muito brava comigo mesma por ter dado esse vacilo, isso eu estou.

Além de ter estudado a maior parte do tempo, andei fazendo várias coisas relacionadas com o Natal. No começo do mês fiz pepperkake, os biscoitinhos de pimenta:
Primeira etapa do preparo da massa:

Massa pronta

Biscoitinhos indo para o forno

E aqui já decorados, prontinhos para serem saboreados.

Com alguns corações de pepperkake montamos uma árvore de corações:

No sábado fiz uma bebida quente típica de Natal aqui chamada Gløgg. Trata-se de uma versão do quentão junino paulista, mas com menos gosto de álcool. Para acompanhar, uvas passas e amêndoas picadinhas. Ficou muito bom.

Ontem fiz duas coisas que nunca tinha feito antes. Experimentei uma poltrona que faz massagem! Eu escolhi o programa de massagem que eu queria, liguei o som e tive 20 minutos de puro relaxamento. Deu vontade de ter uma dessas em casa. Depois fui a uma sessão de sauna, que achei muito bom. Estava fazendo muito frio em Trondheim, então a sauna me fez muito bem.
Ainda tivemos tempo de dar uma volta no centro e ver a decoração de Natal. A cidade estava coberta de neve e a atmosfera natalina estava presente.
Falando em atmosfera de Natal, a Noruega tem uma tradição natalina no mínimo curiosa na antevéspera de Natal, dia 23. Todo ano a televisão estatal daqui exibe um tipo de filme de curta metragem inglês bem antigo contando a história da condessa e do mordomo. É sagrado, todo ano o filme é exibido e o povo não se cansa de vê-lo. É um pouco engraçado, mas não tem absolutamente nada a ver com Natal. Outro dia ouvi um inglês que mora em Trondheim no rádio dizendo que nunca havia visto esse filme na Inglaterra e que não achava graça nenhuma na história. Cada povo com uma tradição. Tem até uma frase muito falada nesse filme que é usada por aqui em outras situações: "The same procedure as every year" (O mesmo procedimento de todo ano). Vou colocar o filme na seção de vídeos para quem quiser dar uma espiadinha.

Um comentário: