segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

The same procedure as every year...

Sexta-feira foi o dia da minha última prova do ano e também a mais difícil de todas: Língua espanhola I. Usei todas as 6 horas de prova para responder muitas perguntas de gramática, compreensão de texto e escrever uma redação. Agora só resta esperar pela nota que sai em janeiro. Ontem, fiquei sabendo que esqueci de fazer um exercício na prova de Espanhol I (aquela que eu achei facílima), e agora não sei o que vai acontecer - se vou tirar uma nota baixa ou se vão me reprovar por deixar de responder um exercício inteiro. Não vou deixar isso acabar com meu Natal, afinal essa matéria é extra. Mas, que eu estou muito brava comigo mesma por ter dado esse vacilo, isso eu estou.

Além de ter estudado a maior parte do tempo, andei fazendo várias coisas relacionadas com o Natal. No começo do mês fiz pepperkake, os biscoitinhos de pimenta:
Primeira etapa do preparo da massa

Massa pronta

Biscoitinhos indo para o forno

E aqui já decorados, prontinhos para serem saboreados.

Com alguns corações de pepperkake montamos uma árvore de corações:


No sábado fiz uma bebida quente típica de Natal aqui chamada Gløgg. Trata-se de uma versão do quentão junino paulista, mas com menos gosto de álcool. Para acompanhar, uvas passas e amêndoas picadinhas. Ficou muito bom.

Ontem fiz duas coisas que nunca tinha feito antes. Experimentei uma poltrona que faz massagem! Eu escolhi o programa de massagem que eu queria, liguei o som e tive 20 minutos de puro relaxamento. Deu vontade de ter uma dessas em casa. Depois fui a uma sessão de sauna, que achei muito bom. Estava fazendo muito frio em Trondheim, então a sauna me fez muito bem.
Ainda tivemos tempo de dar uma volta no centro e ver a decoração de Natal. A cidade estava coberta de neve e a atmosfera natalina estava presente.

Falando em atmosfera de Natal, a Noruega tem uma tradição natalina no mínimo curiosa na antevéspera de Natal, dia 23. Todo ano a televisão estatal daqui exibe um tipo de filme de curta metragem inglês bem antigo contando a história da condessa e do mordomo. É sagrado, todo ano o filme é exibido e o povo não se cansa de vê-lo. É um pouco engraçado, mas não tem absolutamente nada a ver com Natal. Outro dia ouvi um inglês que mora em Trondheim no rádio dizendo que nunca havia visto esse filme na Inglaterra e que não achava graça nenhuma na história. Cada povo com uma tradição. Tem até uma frase muito falada nesse filme que é usada por aqui em outras situações: "The same procedure as every year" (O mesmo procedimento de todo ano). Aqui está o tal filme para quem quiser dar uma espiadinha:

2 comentários:

  1. Eu já vi esse filme do mordomo e da condessa. Realmente é estranho ser tão popular, já que não tem nada a ver com Natal, também não vejo muita graça na história. Meu marido gosta, tradição é tradição, quem vai explicar.

    ResponderExcluir
  2. Raquel, que prendada você! Eu ainda não me joguei nos pepperkaker, tenho comprado prontos pois não tive tempo ainda! Mas chego lá! Escutei que tem feito mesmo muito frio por aí! Engraçado que aqui em cima, literalmente já no Ártico, ainda não esfriou feio não. A neve chegou devagarzinho...

    Ah, em fevereiro vou pra Trondheim assistir a um show do Mew no Studenter Samfundet, e ficaremos num hotel no centro, portanto vou te molestar pra tomarmos um café ou chocolate bem quente! Você não me escapa!!!

    beijo

    ResponderExcluir