domingo, 27 de dezembro de 2009

Cardápio natalino norueguês

Desde que vim parar na Noruega, não creio que ainda tenha escrito um post detalhado sobre as comidas natalinas norueguesas servidas no dia da ceia. Para começar, a ceia de Natal aqui começa cedo em comparação com o Brasil: cerca de 17 hs. O prato principal varia entre basicamente três tipos, dependendo da família e da região:

1. Ribbe (costela de porco)
Uma peça de costela relativamente grande é assada no forno e grelhada nos minutos finais do preparo para deixar o toucinho da costela crocante. Junto com a costela costuma-se servir bolinhos de carne chamados de medisterkaker e umas salsichinhas chamadas sossiser. Como acompanhamento, batatas cozidas, repolhos branco e roxo azedos (surkål, mais conhecido como o chucrute da cozinha alemã) e legumes cozidos (couve de bruxelas é uma variante não muito comum no Brasil).

2. Pinnekjøtt (literalmente, carne de estacas, ou carne no bafo)
Pedaços de carne de carneiro com osso cozidas no vapor sobre estacas de madeira. Nunca experimentei. Os acompanhamentos costumam ser batatas cozidas e purê de repolho.

3. Lutefisk (literalmente, peixe na soda)
A parte mais nobre do bacalhau curtida em soda cáustica, o que dá ao peixe uma consistência e sabor diferentes. O peixe é cozido em água e sal e servido com batatas cozidas, toucinho frito em cubos, e às vezes purê de ervilhas.

A sobremesa mais famosa é o moltekrem, creme de mirtilos. Trata-se de uma fruta silvestre amarelinha batida com chantilly. Durante o café servem-se os famosos biscoitinhos natalinos. Segundo a tradição, cada família tem que ter 7 tipos de biscoitinhos em casa. Eu tenho só dois tipos, pepperkake e bolinhas de conhaque. Outros tipos de biscoitinhos são goro, krumkake, nøttetopper, fattigmann, etc.

Quando eu penso no Natal brasileiro, sinto falta dos aperitivos servidos antes do jantar (pelo menos na minha família é assim), de esperar até meia-noite para abrir os presentes (aqui os presentes são abertos depois do jantar, umas 19 hs) e do panettone.

4 comentários:

  1. Oi Raquel!
    Achei interessante seu post. Este foi meu primeiro natal aqui em Norge, e achei a ribbe um pouco forte.
    Eu senti falta aqui da mesa de frios, como minha avó sempre faz lá no Brasil. Primeiro é servido a mesa de frios, com pãozinho, patë, salgados e aquela deliciosa torda de frango com maionese e refri como bebida. Aí depois que é servido o jantar que é o famoso Chester, com arroz, uma salada de maionese, um pernil porco assadoe depois a sobremesa que são os doces e a torta doce, né.
    Em relacão ao que senti falta, não senti falta dos doces, porque foi servido muitos biscoitos sortidos e deliciosos aonde eu tava. Mas senti falta da mesa de frios, panetone e do jantar que temos no Brasil.
    Feliz natal pra vc!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Raquel, não perdeu nada em não experimentar pinekjøtt. Eu comi - diga-se de passagem muito - e fiquei com ele no estômago uns dois dias... Ribbe e lutefisk eu adoro, inclusive lutefisk, se bem feito, é muito parecido com o bacalhau português a que estamos acostumados no Brasil. Espero que tenha tido um lindo Natal, e um excelente Ano Novo pra você, cheio de realizações!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Lutefisk e Rakfisk eu adoro, mas pinekjøtt eu realmente não faço questão de comer, por que depois de comer fårikål no outono fico meio enjoada de carne de carneiro. Não deixe de me avisar quando você estiver aqui para o show do Mew, quero muito encontrar com você! Tenha um maravilhoso ano novo com muita sorte e prosperidade! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa!
    Pois é, eu passei o Natal no Brasil ano passado e este ano senti ainda mais saudades da comida de lá. É difícil se adaptar, mas assim é a vida de quem muda pra outro país. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir