domingo, 27 de dezembro de 2009

Cardápio natalino norueguês

Desde que vim parar na Noruega, não creio que ainda tenha escrito um post detalhado sobre as comidas natalinas norueguesas servidas no dia da ceia. Para começar, a ceia de Natal aqui começa cedo em comparação com o Brasil: cerca de 17 hs. O prato principal varia entre basicamente três tipos, dependendo da família e da região:

1. Ribbe (costela de porco)
Uma peça de costela relativamente grande é assada no forno e grelhada nos minutos finais do preparo para deixar o toucinho da costela crocante. Junto com a costela costuma-se servir bolinhos de carne chamados de medisterkaker e umas salsichinhas chamadas sossiser. Como acompanhamento, batatas cozidas, repolhos branco e roxo azedos (surkål, mais conhecido como o chucrute da cozinha alemã) e legumes cozidos (couve de bruxelas é uma variante não muito comum no Brasil).

2. Pinnekjøtt (literalmente, carne de estacas, ou carne no bafo)
Pedaços de carne de carneiro com osso cozidas no vapor sobre estacas de madeira. Nunca experimentei. Os acompanhamentos costumam ser batatas cozidas e purê de repolho.

3. Lutefisk (literalmente, peixe na soda)
A parte mais nobre do bacalhau curtida em soda cáustica, o que dá ao peixe uma consistência e sabor diferentes. O peixe é cozido em água e sal e servido com batatas cozidas, toucinho frito em cubos, e às vezes purê de ervilhas.

A sobremesa mais famosa é o moltekrem, creme de mirtilos. Trata-se de uma fruta silvestre amarelinha batida com chantilly. Durante o café servem-se os famosos biscoitinhos natalinos. Segundo a tradição, cada família tem que ter 7 tipos de biscoitinhos em casa. Eu tenho só dois tipos, pepperkake e bolinhas de conhaque. Outros tipos de biscoitinhos são goro, krumkake, nøttetopper, fattigmann, etc.

Quando eu penso no Natal brasileiro, sinto falta dos aperitivos servidos antes do jantar (pelo menos na minha família é assim), de esperar até meia-noite para abrir os presentes (aqui os presentes são abertos depois do jantar, umas 19 hs) e do panettone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário