sexta-feira, 24 de julho de 2009

Férias Dia 1

Nos dois dias que passamos em Frøya antes de botarmos o pé na estrada não aconteceu nada de extraordinário, basicamente reforma e organização de bagagem.

Sexta-feira, 10 de julho:

10 hs da manhã começou a viagem, partindo da nossa casa em Frøya em direção ao município de Hemne. Aliás, o centro deste município tem um nome para lá de bizarro:

A pronúncia desta sopa de letrinhas é mais ou menos assim: Xírxisáteroera

Não posso deixar de relatar que o tempo estava horroroso, infelizmente. Demos umas voltas em Kyrksæterøra, tomamos sorvete com café e de lá seguimos em direção a outro município, Aure. Como estava na hora do almoço, resolvemos parar para almoçar (e a chuva ainda persistindo). Encontramos um lugar com uma vista espetacular, e uma infra estrutura que me fez entender a expressão 'primeiro mundo': mesas, bancos, latas de lixo, banheiros limpinhos, com tudo funcionando.

Mas, tivemos que almoçar debaixo de chuva. De lá, continuamos em direção à Tustna, último 'bairro' antes de chegarmos a uma balsa. Enquanto esperávamos na fila da balsa, ouvimos rádio por uns 15 minutos com o motor do carro desligado e quando meu marido foi ligar o carro para subirmos na balsa, surpresa - o carro não pegava, estava com a bateria descarregada! Sem entrar em pânico, ele conseguiu dar a partida 'no tranco', já que estávamos em uma ladeira, mas aí pensamos: E se, ao desligar o carro na balsa, ele não pegar novamente na hora de sair dela? Resolvemos então não pegar aquela balsa e dirigir por Tustna durante uma hora até o horário da próxima balsa e até a bateria estar carregada. A sequela deste episódio foi a perda do rádio, por que quando a bateria descarrega, o rádio tem um sistema de segurança que exige um código para o ele volte a funcionar. Não tínhamos o código conosco, então ficamos sem rádio no carro o restante da viagem.

Saindo da balsa, seguimos viagem até a cidade de Kristiansund. O tempo chuvoso não ajudou muito, mas conseguimos ver um pouco da cidade:

Casas charmosinhas em Kristiansund

Kristiansund é muito famosa pelo seu bacalhau - o klippfisk, bacalhau salgado e seco, como eles o chamam. A cidade é formada por pequenas ilhas, que recebem os nomes escritos no cartaz acima. Como estávamos apenas de passagem por Kristiansund e o tempo não estava dos melhores, demos apenas umas voltinhas, jantamos e continuamos em direção a um lugar para acampar.

Para prosseguir, tivemos que pegar outra balsa, a que faz a interligação Kristiansund-Bremsnes, que fica em uma ilha chamada Averøy. O percurso durou cerca de 20 minutos. Em Averøy, dirigimos durante mais de uma hora até encontrarmos um lugar legal para acampar. Na Noruega existem campings, que são pagos, mas as barracas ficam muito perto uma da outra. Queríamos acampar em lugares bem isolados e quietos. Acabamos acampando num clube de tiro (felizmente nenhum atirador apareceu),no meio do nada.

A chuva não deu trégua durante a noite, mas nossa barraca não deixou a chuva entrar. Dormimos relativamente bem e sem nenhum sinal de vida por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário