quarta-feira, 3 de junho de 2009

Les Tribulations d'une Caissière

Estou fazendo uma pausa entre um serviço de reforma e outro para escrever um pouquinho, enquanto a internet funciona (nossa conexão não tem sinal muito bom aqui na ilha).

Como eu não ando por aí com bloquinho de papel para escrever tudo o que eu quero registrar no blog (preciso me habituar a isso), acabo deixando para trás muita coisa que eu acho interessante. Por exemplo, há um mês, vi uma reportagem sobre uma francesa que está fazendo muito sucesso com seus livros que contam as suas aventuras (e desventuras) do tempo em que ela trabalhava como caixa de supermercado. Ela começou a escrever num blog (http://caissierenofutur.over-blog.com/) e de repente ficou famosa. Engraçado que, na entrevista que ela fez para a reportagem ela conta que muitos clientes nem sequer a cumprimentavam, talvez por que achavam que era uma reles caixa, e não um ser humano. Me identifiquei completamente com a situação descrita por ela, por que quando eu trabalhava como auxiliar de limpeza, era exatamente assim que a grande maioria das pessoas me tratavam. Ela também contou que, um dia, uma mão brava com o filho ao passar no caixa, disse para ele: "Se você não se comportar e se dedicar aos estudos, vai acabar como uma caixa de supermercado..." Enfim, as pessoas têm mesmo preconceito contra certas profissões.

Outro dia, em um programa de TV voltado para imigrantes, uma levantadora de peso que participou das últimas olimpíadas contou que trabalhava de hjelpepleier (pessoa que cuida de idosos) quando não estava treinando e iria se formar nessa profissão. O repórter então fez a seguinte pergunta: "Você se sente realizada mesmo tendo um emprego assim?" Será que o repórter faria esta pergunta para o gerente de um banco, ou um advogado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário