segunda-feira, 20 de abril de 2009

O bicho me mordeu

Finalmente arrumei um tempinho para postar. As duas últimas semanas foram muito corridas e meu marido teve que usar muito o computador. Hoje estou de folga da faculdade e aproveitei para fazer limpeza e organizar papéis e outras coisas.

A viagem para Frøya foi muito cansativa, por que tudo o que fizemos foi trabalhar. Levei até livros para ler e tricô para fazer, mas não tive tempo. Dividimos bem as tarefas e eu aprendi muitas coisas sobre reforma e acabamento. Parece que o bicho da "mania de reforma" que muitos noruegueses têm, me mordeu. Comecei a me interessar mais, dar mais sugestões. Ainda temos algumas coisas para fazer, então vamos ter que ir para lá e ficar mais uma semana para terminar o trabalho.

Mesmo com tanto trabalho durante o dia, conseguimos descansar e fazer bons jantares. Teve até bacalhau norueguês na Sexta-feira Santa. Com as sobras ainda consegui fazer bolinho de bacalhau que, modéstia à parte, ficou excelente. Voltamos para casa segunda-feira depois da Páscoa e a vida voltou à sua rotina normal.

Neste último final de semana fomos conhecer o bebê dos nossos amigos, uma adorável menininha. O meu marido será um dos padrinhos do batizado dela, que será daqui a um mês. As tradições de batismo da igreja luterana são um pouco diferentes, vou escrever um post sobre isso quando eu reunir mais informações.

As aulas estão chegando ao fim e daqui a um mês começa a tenebrosa época das provas. Este ano serão só três, mas, uma delas será longa - 6 horas de prova. Felizmente acompanhei bem as palestras e não vou precisar ler dias e dias a fio para entender as matérias.

Voltando ao assunto imigração, o governo aumentou de 300 para 600 horas obrigatórias o curso de norueguês exigido para que um estrangeiro possa requerer visto de moradia. E além disso, todos terão que fazer uma prova de norueguês antes de requerer o visto. Eu não precisei cumprir as 300 horas por que fui direto fazer a Norskprøve 3 (prova de conhecimentos do nível 3), então isso já vale para preencher os requisitos quando eu entrar com o pedido de visto de moradia.

2 comentários: