segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Férias de inverno

Hoje começam aqui no meu 'fylke' (estado, condado) as férias de inverno,  uma semana de folga que beneficia estudantes, professores e pessoas que trabalham na rede de ensino. Hoje também é aniversário do meu marido, mas infelizmente ele teve de viajar a trabalho e só volta amanhã à noite. Meus sogros, que têm direito a essas férias, vão para um chalé de um parente amanhã e só voltam domingo. Isso significa que teremos a casa toda só para nós todos esses dias. Meu marido também esteve longe de mim no final de semana. Estava na nossa casa em Frøya junto com o pai trocando duas janelas que estavam velhas e deixavam entrar água. Sem gastar uma coroa com marceneiro (que cobra um absurdo), eles fizeram o serviço sem problemas. Os inquilinos que moraram lá deixaram um monte de lixo que ainda não foram buscar. Televisão, colchão e outras tralhas, tudo jogado no quintal. Se eles não tirarem tudo dali até o final de semana que vem, quando eu e meu marido voltaremos para fazer umas pinturas, vamos contratar uma firma de reboque e mandar a conta pra eles. Povo folgado tem em todo canto, está mais do que provado.

Como fiquei sozinha no final de semana, saí com a sogra e com a vovó, falei com a família no Brasil e assisti a dois filmes. Um chama-se "As vinhas da ira", um filme de 1940 baseado no livro do John Steinbeck. Chorei mesmo e admito.

O outro foi uma comédia sobre um casal formado por uma francesa e um americano que passam dois dias na cidade natal dela, nada mais nada menos do que Paris. Quase me reconheci no filme tendo que traduzir o que o namorado falava para a família entender. Adorei. 

Não acho que seja ruim morar com os sogros, mas, depois de quase 8 meses morando com eles, sinto que preciso de um cantinho só nosso. Não consigo cozinhar direito, por que a cozinha não é minha, coisas assim. Mas, tenho que ter paciência. Ou ganhar na Lotto (Loto da Noruega).

Meus planos para essa semana são, claro, ler e estudar. Preciso terminar um trabalho e ler dois livros. Preciso também escolher o tema para o trabalho de civilização. Amanhã vou fazer um bolinho de aniversário para o meu marido levar pro trabalho. Tradição dos funcionários de lá. Fui fazer uma caminhada há algumas horas e o tempo estava maravilhoso. Um sol de rachar, mas a temperatura estava sete graus negativos. Amanhã, se o tempo estiver assim de novo, vou tirar fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário