sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Revisão do blog

Ontem usei minhas horinhas antes da aula para reler os posts mais antigos do blog, desde quando cheguei aqui, há 2 anos, 3 meses e 9 dias. Havia coisas que eu escrevi e nem lembrava mais, detalhezinhos que teriam sido facilmente esquecidos para sempre se eu não os tivesse registrado aqui. Percebi também que antes eu era bem mais atenta às diferenças entre Brasil e Noruega e falava mais sobre o que anda acontecendo por aqui. Tomei isso como uma auto crítica e resolvi voltar a abordar mais temas noruegueses juntamente com o que acontece comigo.

Minha lista de coisas para fazer está enorme. Preciso organizar as fotos, mandar algumas pro Brasil, sem falar na lista de coisas da faculdade para entregar, que já está assim:

Trabalho de literatura sobre o The Dead dia 13 de fevereiro;

Trabalho de linguística parte 1 dia 12 de março;

Trabalho de civilização dia 3 de abril;

Trabalho de linguística parte 2 dia 16 de abril;

Prova final de linguística dia 15 de maio;

Prova final de literatura dia 20 de maio;

Prova final de civilização dia 26 de maio.

Ontem uma aluna reclamou sobre o curso de linguística no fórum online que todos os cursos da NTNU têm. Resumidamente, ela disse que as informações são muito básicas e não condizem com um curso de nível universitário. Eu não concordo e acho que, embora muitas informações sejam repetitivas para mim, pessoalmente, há também muita coisa nova. Não acho certo julgar um curso tomando por base os conhecimentos pessoais.

Hoje à noite, vamos ao cinema ver um filme norueguês que é a febre do momento por aqui. Trata-se de Max Manus, um filme sobre um herói norueguês da segunda guerra mundial.

Neste final de semana já terei que começar a juntar material para escrever os trabalhos. No domingo eu e o Morten pretendemos ir a casa dos avós dele para esquiar. Ali tem muito terreno bom para esquiar, só que sem platéia. Como sei que levarei muitos tombos, platéia é a última coisa que eu desejo.

Bom, colocando em prática a resolução que fiz sobre voltar a escrever sobre assuntos locais da Noruega, escolhi abordar a polêmica das curas alternativas. Existe um velhinho muito simpático chamado Joralf Gjerstad e apelidado de Snåsakallen. Ele é o que no Brasil nós poderíamos chamar de 'benzedeiro'. Sem cobrar absolutamente um centavo, ele atende pacientes pessoalmente ou por telefone e consegue curá-los. A fama dele tem atraído milhares de noruegueses ate a cidade onde ele mora em busca de uma cura. Depois que o ministro da saúde declarou que anos atrás o próprio filho dele fora curado pelo Snåsakallen, os médicos se enfureceram. Alegam que curas deste tipo têm o chamado efeito placebo, que seria uma sensação de cura falsa, causada por fatores psicológicos. No Brasil eu creio que este tipo de medicina alternativa é muito mais aceito que aqui.

Depois eu escrevo mais, tenho que voltar pro Sense and Sensibility!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário