terça-feira, 30 de outubro de 2007

Garantindo o futuro estudantil

Faz um tempinho que eu não escrevo sobre o que tem acontecido ultimamente, então as notícias acumularam.

Está nas mãos deles

Hoje eu enviei para um órgão norueguês chamado "Samordna opptak" uma carta contendo meu histórico escolar do segundo grau, minha permissão de trabalho e meu certificado de proficiência em inglês, para que eles analisem e decidam se eu posso fazer faculdade na Noruega. No curso de studiekompetanse eu já estou cursando norueguês e organização política e social da Noruega. Então, se eles exigirem apenas essas matérias, beleza. Andei lendo por aí que eles exigem o exame TOEFL  ou IELTS para provar que falamos inglês, mas isso é só se eles não reconhecerem o inglês que estudamos na escola no Brasil. Eu tenho outro certificado de proficiência, o da Universidade de Michigan. Se eles exigirem o TOEFL, vou ter que fazer em maio do ano que vem em Trondheim. E tem o teste de norueguês chamado "Bergenstest", que seria o TOEFL da Noruega. Esse teste não é obrigatório. O teste do Trinn 3 que eu vou fazer em fevereiro também é aceito, isso se o norueguês que eu estou fazendo no ensino médio aqui não bastar.

Fuso menos confuso

No último domingo os noruegueses ganharam uma hora a mais no dia, por que o horário de verão acabou. Agora, a diferença entre o Brasil e a Noruega caiu para três horas. Fica melhor para ligar para a família e encontrar amigos no MSN. Em contrapartida, o dia escurece mais cedo. Ano passado eu fiz um vídeo da escuridão que estava  na rua já às cinco da tarde. Mas, o lado bom é que podemos acender dezenas de velinhas em casa e o ambiente fica super aconchegante. Aliás, aqui eu aprendi a acender velas, no Brasil eu ouvia dizer que velas pela casa somente como enfeite chamava maus espíritos, que tinha que ter copo de água do lado, etc. etc. Aqui, acender velas decorativas é a coisa mais normal.

Pechincha

No último final de semana nós usamos e abusamos de uma promoção do provedor de internet aqui de casa, que está alugando filmes a 10 coroas (cerca de 3,50 reais) cada. Pagamos pela internet e assistimos no PC. Uma locação de DVD aqui sai por 50 coroas (cerca de 17 reais) por 24 horas. Assistimos vários filmes. E vamos continuar assistindo até a promoção acabar.

Bisbilhotando a carteira alheia

No início do mês foi divulgada a lista de todos os contribuintes da Noruega, contendo as rendas anuais e o valor de todos os bens que a pessoa possui. Há quem diga que esta lista tem mais é que ser divulgada para que a imprensa e a polícia investiguem pessoas que tenham enriquecido da noite para o dia e para evitar casos de corrupção. Mas, o lado negativo é que essa lista acaba se transformando em um termômetro de status. 

Algumas fotos tiradas nas últimas semanas:


Noite de lua cheia no sábado passado (27/10/2007)

Meu marido preparando as escadas para o "feieren" (homem que limpa as chaminés). Segundo ele, a vista de lá de cima é de tirar o fôlego. Eu não tive coragem :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário