terça-feira, 1 de maio de 2007

Quanta coisa!

Neste exato momento, estou na casa dos meus sogros em Klæbu (dai a falta de acentuacao). Chegamos ontem, apos um longo dia de trabalho e uma viagem muito gostosa de barco, de Hitra ate Trondheim. Ontem de manha, como de costume, fui limpar o museu. De la, fomos limpar um apartamento de turistas e de la ainda fomos para uma outra casa muito longe, limpar teto, paredes, etc. O problema e que a casa esta com vazamento, entao eles arrancaram tudo - piso, revestimento de paredes e deixaram somente o 'esqueleto' e o telhado no andar de cima. Tivemos que limpar tudo, e pior - a casa estava infestada de mofo devido ao vazamento. Ja deu para sentir que trabalho agradavel foi aquele, nao e? Eu tive que parar as 15 hs e ir para casa me arrumar. Peguei o onibus as 17 hs (tinha um cachorro viajando no onibus, sem problemas) e encontrei com o Morten 1 hora depois no cais, que fica perto do trabalho dele. Infelizmente, o tempo nao estava muito bom, mas o mar estava calmo. Queremos repetir o passeio no verao, assim poderemos apreciar a viagem do lado de fora do barco. Tivemos um final de noite muito bom, conversamos (so em noruegues!), comemos pizza que minha sogra fez e descansamos, finalmente.


Hoje e feriado do dia do trabalho e Morten esta vendo anuncios de carros. Acho que hoje iremos olhar alguns, depois do jantar na casa dos avos do Morten. Amanha, ele ira para Oppdal para uma conferencia e eu ficarei aqui com meus sogros. Ele volta na quinta a tarde, e na sexta nos voltamos para Frøya. Queremos muito fechar negocio nesses dias, pois ele precisa urgentemente de um carro e nao da para depender da boa vontade dos outros, por mais que eles sejam gentis. Para passar meu tempo aqui, trouxe minhas licoes de noruegues e talvez eu me aventure sozinha por Trondheim. Alias, bem que podia rolar um encontro de brasileiros amanha ou quinta, seria o maximo, ja que esta e a primeira vez que venho e tenho tempo de sobra.


Ah, esta eu nao posso esquecer de contar. Houve um concurso promovido por uma marca de queijo chamada Norvegia, para que fosse composta uma musica e um video- clip anunciando o produto. O vencedor ganhou 20 mil kroners (cerca de 6,5 mil reais) e  sua musica se tornou o jingle do queijo. Enfim, os vencedores foram divulgados na ultima sexta-feira e eles fazem parte da mesma banda em que o irmao do Morten toca! O nome da banda e Monkfish. Se voce quiser ver o comercial, e so clicar aqui. O curioso e que este nao e o comercial original, que era bem mais engracado.


Ontem, conversando com minha colega russa, fiquei sabendo que os russos recebem sempre o primeiro nome do pai em seu segundo sobrenome! Por exemplo, uma mulher que se chama Anna Alexandrovna, tem esse nome por que seu pai chama-se Alexander,  dai o Alexandrovna. Ja os homens recebem o nome do pai tambem, mas com o sufixo 'ch'. Por isso o  compositor Tchaikovski se chamar Pyotr Ilych, por que seu pai se chamava Ilya. Quis registrar esta informacao aqui no blog por que eu achei muito interesante mesmo e nao quero me esquecer.


Ainda tenho que escrever sobre o final-de-semana, quando recebemos a visita do Steinar e da Ingvild, mas isto fica para o proximo post. Se der, escrevo ainda hoje ou na proxima vez.  

Um comentário: