sexta-feira, 18 de maio de 2007

Meu primeiro 17 de maio na Noruega

No Brasil, esta data foi somente mais um dia de trabalho. Na Noruega, foi o dia mais importante do ano, conforme descrevi no post anterior. Ontem eu participei das comemorações e tivemos um dia muito agradável.


 


Por volta de 9 hs da manhã, fomos até o cais e já havia muita gente concentrada para a parada. O sol estava brilhando e o dia parecia que ia ser lindo. O prefeito, o delegado de polícia, a fanfarra, ‘russ’ (os estudantes que terminam o colegial este ano) famílias e muitas crianças. Chamou a minha atenção o fato de todos os homens estarem vestidos de terno ou bunad (o traje típico da Noruega) e as mulheres estavam usando, em sua maioria bunad e roupas muito elegantes. Havia mais de 200 pessoas na parada, o que para uma ilha de 4 mil habitantes é um número bem significativo. No trajeto, muita animação e gritos de “Hurra for 17. mai!” (Viva o 17 de maio!). Os russ fizeram muita bagunça com apitos e suas próprias músicas que se confundiam com a música da fanfarra. Mas tudo com respeito e paz. Foi emocionante quando a parada passou na frente de uma casa de repouso e os velhinhos acenavam, todos elegantes das sacadas. Havia algumas pessoas especiais em cadeiras-de-rodas que participaram de tudo. Para mim, a parada foi uma experiência fascinante. Infelizmente, choveu um pouquinho, mas nada que abalasse a animação do povo.


 


Seguimos a parada até o final e houve discursos do prefeito, músicas e o evento foi encerrado com o hino nacional da Noruega, ‘Ja, vi elsker’ (Sim, nós amamos). Fomos para casa às 11hs30 min e descansamos até 15 hs, quando seguimos para a Grendahus aqui do nosso ‘bairro’. Muita gente comendo bolo e tomando café, crianças comprando refrigerante, sorvete, enfim, clima de 17 de maio. Porém, descobrimos que nosso horário de trabalhar era somente às 17 hs. Como o local estava muito cheio, resolvemos voltar mais tarde, pois não havia nenhuma mesa livre. Quando voltamos, no horário estipulado, não havia muito trabalho, pois muita gente já tinha ido embora. Ajudamos a limpar o salão de festas (nem no feriado eu fico livre de um pano e um rodo, hehe) e nos agradeceram demais pela ajuda. A moça que organizou tudo disse que ligou para todos os habitantes do bairro – cerca de 200 - e somente 8 quiseram ajudar. Ficamos muito contentes por termos sido tão úteis. Acho que ganhamos a simpatia de muitos e ainda levamos umas sobras de bolos.


 


Voltamos para casa por volta das 18hs30min e estávamos com fome. Olhamos o jornal e todos os restaurantes já estavam fechados. Estávamos quase decidindo ir ao posto de gasolina comprar cachorro-quente quando o Morten lembrou de um local a mais ou menos 20 minutos daqui. Telefonamos e soubemos que eles estariam atendendo até 22hs. Perfeito, fomos até lá e não nos arrependemos. O restaurante lembra uma cabana de pescadores, e tem vista para o oceano. Muito especial e a comida estava deliciosa, além do preço ter sido bem razoável. Comemos algo bem popular aqui na Noruega, que ‘kebab’, que consiste de carne bovina ou de frango refogada no pão sírio com salada, batatas fritas e uma espécie de coalhada que eles chamam de ‘rømme’. Eu adorei.


 


Para terminar o dia com chave de ouro eu dirigi nosso carro por uns 10 minutos na estrada de volta para casa! Fazia 10 anos que eu não ligava o motor de um carro. Achava que não lembraria aquela técnica de pedal de embreagem, acelerador, câmbio, enfim, achei que eu seria um desastre. Mas, eu fiquei muito surpresa, o carro novo é muito fácil de dirigir, bem leve e o Morten disse que a única coisa com a qual eu tenho que tomar cuidado é para não dirigir muito no meio da estrada. Realmente, eu dirigi longe do canteiro, pois estava com medo de que acontecesse o que aconteceu com nosso último carro, de sair da estrada. Eu pretendo treinar todo dia a partir de agora e quando eu pegar confiança, vou fazer o teste de direção.


 


Hoje eu já trabalhei cedinho, mas terei o resto do dia livre. Amanhã, em compensação, irei a 3 lugares junto com uma colega. O tempo aqui está melhorando, mas a chuvinha teima em cair de vez em quando. Um bom final-de-semana e até a próxima!

3 comentários: