sexta-feira, 25 de maio de 2007

Mais um feriado na Noruega

Sexta-feira, final-de-semana prolongado chegando. Segunda-feira dia 28 é 'Pinseaften' aqui na Noruega, feriado que no Brasil é conhecido como 'Pentecostes'. Para quem não sabe o que é isso - nem eu sabia direito, já me esqueci das aulas de catequese - vou postar o que encontrei na Wikipedia:

Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os seus trabalhos na Igreja. No Cenáculo, desde a sua fundação a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes.

Até agora não sei como os noruegueses comemoram este dia, o que comem, etc. Mas, daqui a pouco eu vou limpar a escola na ilha e vou perguntar para minha colega, aí eu volto aqui e posto.  O que eu acho um pouco peculiar é que o Brasil, com uma religiosidade mil vezes mais forte que a Noruega, não decreta feriado neste dia. Há um outro dia, o dia da ascensão de Cristo aos céus, que é feriado aqui também. Este ano, este feriado caiu justamente no 17 de maio, então não houve uma folguinha extra.  O que eu tenho observado aqui é que eles são bem reservados quanto à religião. O brasileiro demonstra mais a sua religiosidade através de santinhos na carteira, terços no carro (nós temos um no nosso), mas até hoje eu não vi isso por aqui.  Aí, não posso deixar de questionar o porquê de tantos feriados ligados à religião se muitos não são religiosos. Lembro que um programa de TV entrevistou jovens em uma festa regada à música e álcool perguntando a eles o que era Páscoa. Apenas um ou dois responderam que era a ressurreição de Cristo. Uns responderam que era o dia do nascimento de Cristo e outros disseram que não sabiam.

No jornal local de terça-feira saiu uma estatística do número de imigrantes que há aqui na ilha. Infelizmente não mostraram quantos brasileiros há em Frøya - eu e mais uma moça. Na Noruega inteira há cerca de 1400 brasileiros. Muitos, não?

Eu tinha mais coisas para escrever, mas agora tenho que me arrumar para a 'jornada' até Skårøya. Depois eu volto. Bom final-de-semana e bom dia de Pentecostes!

Atualizações do post:

Segunda-feira na verdade é o 2. Pinsedag, um dia de folga que os noruegueses tiram sem motivo algum, por que o dia de Pentecostes na verdade é no domingo. É a mesma coisa que acontece aqui no 2. Påskedag (segundo dia de Páscoa) e 2. Juledag (segundo dia de Natal).

Minha colega disse que não se come ou bebe nada de especial, as pessoas vão à igreja e assistem à missa.

 

6 comentários: