quarta-feira, 25 de abril de 2007

Conheça mais sobre Frøya


 

Espero que este post não se torne uma maçante aula de geografia, pois hoje irei falar sobre a ilha onde moro, Frøya. Já sabemos que ela fica na Noruega, mas onde, exatamente? No mapa abaixo, podemos localizar a ilha no ponto vermelho. Estamos numa região chamada de Midt-Norge, Noruega central. O condado ao qual Frøya pertence chama-se Sør-Trøndelag.


Neste mapa, podemos localizar Frøya (ponto verde) em relação a Trondheim (ponto vermelho), que fica a 173 km de distância:



O nome Frøya deriva da deusa da fertilidade na mitologia nórdica. Aliás, você sabia que a palavra "sexta-feira" em norueguês, "FREdag"  é uma homenagem a esta deusa? Assim como "TORsdag" é o dia de Tor e "ONsdag" o dia de Odin!


Assim como cada kommune, ou município norueguês, Frøya tem o seu brasão. Aqui está ele:



 

Ele foi criado bem recentemente, em 1987, e traz três anzóis feitos de ossos da idade da pedra. Daqui a pouco você vai entender o porquê dos anzóis serem o símbolo do município.

 

Frøya tem 231 km² de área e atualmente, cerca de 4.150 habitantes. No bairro onde eu morava em São Paulo, há 380.000 habitantes. Frøya e a ilha vizinha, Hitra, vivem competindo pela liderança em número de habitantes. Na praça de Sistranda, centro comercial de Frøya, há um contador de habitantes!

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário