Conte sobre diferentes movimentos culturais durante o romantismo nacional.
O romantismo naciona foi um período cujo objetivo era louvar a cultura e a história nacional. A natureza, o idioma e a história do país eras as maiores fontes de inspiração para escritores, pintores e músicos. Em 1814 a Noruega outorgou sua primeira constituição. O país estava em união livre com a Suécia e a meta era mostrar que a Noruega tinha sua própria herança cultural, uma alma. E esta alma podia ser encontrada na história, na sabedoria popular, nas crenças populares, em lendas e mitos. Acreditava-se que os artistas tinham o dom de libertar esta alma, descobrí-la, transformá-la em literatura e interpretá-la
No campo da literatura podemos mencionar:
Johan Sebastian Welhaven
Maurits Hansen
Aasmund Vinje
Per Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe colecionam contos de fada populares e lendas. Como exemplo posso citar "O sétimo pai da casa", "A raposa viúva". Magnus Landstad e Olea Crøger colecionam cantigas populares.
Os contos populares foram a primeira arte nacional da Noruega, por que era cultura popular genuína e era capaz de tornar a história da literatura norueguesa integral e coerente.
Obras de Bjørnstjerne Bjørnson e Henrik Ibsen em seu início de carreira.
O poema de Bjørnson "Ja, vi elsker dette landet", que tornou-se futuramente o hino nacional da Noruega.
A peça de Ibsen "Sankshansnatten" (A noite de São João)
A peça trata de um conflito entre a Noruega urbana e rural, representada por uma fazenda em Telemark.
No campo da pintura, temos:
Adolph Tidemand
J.C. Dahl
Hans Gude
No campo da música:
Ole Bull
Myllargutten
Edvard Grieg (Danças norueguesas)
No campo do desenvolvimento do idioma:
Ivar Aasen coleciona palavras e expressões. O pai do norueguês novo.
REFLITA SOBRE COMO ESTES MOVIMENTOS LITERÁRIOS INFLUENCIARAM NOSSO PAÍS ATÉ OS DIAS DE HOJE
Hoje em dia, usam-se elementos dos contos de fada frequentemente em textos. Det var en gang... (Era uma vez...), Snipp, snapp, snute (algo como "vapt vupt")
Eu irei falar mais sobre como as descrições da natureza nas obras do romantismo nacional influenciaram a predileção dos noruegueses pela natureza até os dias de hoje.
A natureza tem sido um tema importante no romantismo nacional. Os românticos enxergavam a natureza como algo divino. As pessoas deveriam viver em harmonia com a natureza e não quebrar a ligação com Deus. Eles vestiam a natureza de alma como uma grande ferramenta literária. Eles queriam mostrar que a natureza tinha uma alma. Para isso, davam a ela propriedades humanas.
Exemplo: Welhaven. Poesia "En vårnat" (Uma noite de primavera)
Ole Vig, em seu poema "Bland Alle Lande" (Entre todos os países) louva a natureza com enorme intensidade.
O poema "Nordmannen" (O norueguês) de Ivar Aasen trata dos desafios que a natureza da Noruega oferecia, e como o povo ama a natureza de seu país.
A pintura mais conhecida de Tidemand e Gude, "Brudeferden i Hardanger" (marcha nupcial em Hardanger) mostra a natureza norueguesa com ricos detalhes.
Na pintura "Foss med tømmerfløtere" de Hans Gude, notamos a mesma coisa:
J.C. Dahl também retrata a natureza da Noruega
”Fra Stalheim”
Hoje, a natureza ainda desempenha um importante papel no estilo de vida norueguês. A natureza é o maior produto publicitário que promove a Noruega no mundo inteiro. Fiordes, montanhas, trolls vendidos como lembranças.
Os noruegueses ainda têm uma forte ligação com a natureza. Longos passeios nas florestas até seus chalés constituem uma das mais populares atividades de lazer.
Comparação com o Brasil
No Brasil, minha terra natal, a ligação com a natureza é algo totalmente diferente. Não é atraente fazer longos passeios nas florestas e nas montanhas. Ir à praia é uma atividade social. A família toda reunida e muitos amigos devem estar juntos. Além disso a criminalidade é algo que infelizmente limita a vida ao ar livre dos brasileiros.
Os órgãos ambientais da Noruega e outros estão em batalha constante para convservar a paisagem cultural (paisagens naturais transformadas pelo povo). O interesse pela cultura rural tradicional encontramos em programas de TV atuais, como "Farmen" e "Bonderomantikk".
O canal de TV estatal NRK exibe programas como "Na natureza" e "Trilhas com Lars Monsen" em horário nobre.
A fábrica de chocolates "Freia" traz um desenho de vacas de Telemark pastando no rótulo de seu chocolate ao leite. O slogan: "Um pedacinho da Noruega".
Os heróis mais importantes da Noruega são aqueles que alcançaram um feito que tem a ver com natureza e expedições. Fridtjof Nansen, Thor Heyerdahl e Roald Amundsen.
Carros com tração nas quatro rodas e roupas apropriadas para trilhas são muito bem vendidos, até nas grandes cidades como Oslo. O povo quer de alguma forma sinalizar a proximidade com a natureza com a ajuda de produtos.
Na literatura e na cultura modernas eu posso mencionar Mikkjel Fønhus. Na música, Gåte.
Para encerrar eu irei mostrar dois comerciais veiculados ano passado. Eles contem fortes elementos do romantismo nacional no que se refere a natureza.
"Kvikk lunsj". Mesmo que a natureza seja o ponto central do comercial, notamos que a canção é em inglês. Isto mostra a grande influência do inglês no idioma norueguês nos últimos anos.
Suco de maçã de Hardanger. Aqui os elementos do romantismo nacional estão ainda mais presentes.
Menção à pintura "Brudeferden i Hardanger"
Nenhum comentário:
Postar um comentário