quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Espírito natalino

Pois é, ele chegou. Ano passado eu não fui contagiada nem um pouco pelo clima de Natal. Fazia menos de dois meses que eu havia chegado a Noruega, estava confusa, com saudades de casa e não sabia muito das tradições daqui. Mas, este ano é diferente. Estou vivenciando a chegada do Natal, o advento, os preparativos com muita intensidade e entusiasmo. Já fizemos nossa casa de biscoitos e alguns biscoitinhos para usar como decoração. Este biscoito chama-se pepperkake (bolo de pimenta), mas de pimenta ele não tem nada. Tem cravo, canela e gengibre. A casa se encheu de um perfume delicioso.

Terça-feira, enquanto eu passeava por Trondheim, pude entrar na catedral de Nidaros e alguém praticava músicas no órgão. Entre muitos agradecimentos e alguns pedidos, senti uma paz infinita naquela catedral antiquíssima. Pena que, dez minutos depois, uma senhora muito simpática veio se desculpar e informar que a catedral estava fechada. Ops, quase que me esquecem lá dentro!

Na volta de Trondheim, mais um sonho realizado. Testemunhamos o espetáculo da natureza chamado "aurora boreal". E, ao contrário da primeira vez, não durou apenas alguns segundos. O que vimos no céu estrelado de uma noite congelante foi exatamente isso:

Descemos do carro e contemplamos as luzes do norte durante pouco mais de cinco minutos. Queria ter ficado mais, mas era tarde da noite.

A professora Valborg já me inscreveu na prova de norueguês Trinn 3. Vai ser dia 7 de fevereiro de 2008. Se eu passar nessa prova eu poderei começar a faculdade!

Estou ensinando uma nova funcionária que vai assumir o banco e a agência dos correios. Ela é da Turquia e é muito simpática.

Hoje é dia de Santa Luzia, bem popular aqui na Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário