quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dia das bruxas com boas novas

O dia das bruxas, ou Halloween aqui na Noruega vem se popularizando a cada ano que passa. Hoje à noite estamos esperando as crianças aqui do bairro virem nos visitar fantasiadas para pedir godteri (doces). Ano passado meu marido não botou fé que ia aparecer alguém, e no final, quase tivemos que nos esconder e apagar as luzes para evitar mais visitas. Engraçado é que eu contei isso no blog ano passado. É estranho e fascinante ao mesmo tempo saber que agora eu tenho registro de tudo que aconteceu comigo ano passado, quando cheguei aqui na Noruega.

A partir de hoje nós dois estamos passando por uma fase nova na nossa vida, estamos fazendo novos planos e estamos até pensando em nos mudar. Como ainda não temos nada definido, não posso dar muitos detalhes, mas á medida que as coisas forem acontecendo, vou escrevendo aqui. Vejo que agora, um ano depois, já adaptada e sem medo, eu posso encarar essas mudanças com muito mais preparo e coragem.

A primeira neve do ano

Hoje eu voltei do trabalho dirigindo (a prova é daqui a duas semanas, aiaiai) e começou a nevar muito intensamente. Quando a temperatura cai para zero, temos que tomar cuidado com a estrada, ela pode ficar muito escorregadia por causa do gelo que se forma. Aliás, hoje sem falta meu marido vai trocar os pneus de verão pelos de inverno, que têm pinos de aço para amortecer o efeito escorregadio da pista.

Não é da nossa conta

Ontem assisti a um programa de debates na tv e o assunto era a proposta de uma norueguesa de abolir o uso do hijad (véu que as muçulmanas usam) e da burca (traje usado pelas mulheres afegãs que cobre praticamente o corpo e o rosto todo) na Noruega. Aliás, ela quer proibir qualquer pessoa de cobrir se rosto ao sair na rua. Ou seja, se a proposta da senhora for aprovada, ninguém pode sair na rua com máscara de Halloween ou ir a baile de máscaras. E cadê a tão anunciada liberdade religiosa da Noruega? Acho que cada um usa o que quer.

2 comentários: