Mais um prato típico para a lista de favoritos
Ontem, em visita aos avós do Morten, experimentei mais um prato típico norueguês, chamado "Fårikål". Trata-se de carne de carneiro cozida com repolho acompanhada de batatas cozidas:
Uma delícia. Quando soube que era carne cozida, fiquei um pouco cética, pois não sou muito chegada a carne cozida, mas que bobagem, estava delicioso. Para acompanhar, flatbrød (eles chamam isso de pão, mas mais parece uma bolacha água e sal bem fininha e crocante) e para beber cerveja (preferi refrigerante) e um golinho de "Akevitt" (Água da vida). Akevitt é o aguardente norueguês, feito à partir de batatas, temperos e álcool.
Ficamos lá quase o dia inteiro, foi muito agradável, e eu fiquei contente por que consegui conversar com eles e entendi tudo. Lembro que na primeira vez que estive lá, em outubro, entrei muda e saí calada, pois não entendi nada.´
Morten Harket na quinta-feira Santa
Pouco após chegar em casa hoje, liguei a TV na TV2 e estava começando um filme. Quando os créditos apareceram, pulei do sofá. O filme era nada mais nada menos do que "Kamilla og Tyven", o célebre filme de 1988 onde Morten Harket e seu irmão Kjetil fazem pontas! Lembro que entre os fãs-clubes do a-ha (eu tive um fã-clube, aliás) este filme era a raridade das raridades, nunca consegui uma cópia, e uma vez me emprestaram uma que estava muito ruim. Hoje, sem esperar, acabei matando a vontade de ver o Morten atuando, quase 20 anos atrás. É aquela velha história, tem coisas das quais você não precisa ir atrás, elas vêm atrás de você.
O Dedé voltou
Ontem deu no jornal da TV que o jogador brasileiro desertor Dedé desembarcou na Noruega, após sumir desde a folga que ganhou nas festas de final de ano. Foram buscá-lo no Brasil e o empresário disse que ele não voltara por que seus pais tinham sido internados em hospital público e tiveram que fazer cirurgias. Realmente, foi um motivo trágico e nobre, mas será que ninguém avisou ao Dedé que em 1876, Graham Bell inventou um aparelho chamado telefone? Sem falar em celular, email, fax, carta...
Amanhã é sexta-feira Santa e eu pretendo seguir o costume de casa, não comer carne vermelha. Aqui eles não têm esta tradição, mas eu não me sentiria bem, após 30 anos escutando que é proibido comer carne na sexta-feira em que Cristo morreu crucificado. Ainda bem que há muitas opções. Não vai ser bacalhau, por incrível que pareça, hehe. Vamos continuar com as pequenas reformas e assistir filmes. Qualquer novidade, eu volto, senão volto só semana que vem. Boa Páscoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário