domingo, 19 de junho de 2016

Cidadã norueguesa!

Sexta-feira foi o último dia de aula com os alunos. Neste dia não há ensino, os alunos organizam jogos e quizzes, tomam sorvete e às 11.00 recebem o boletim, um abraço das professoras e são dispensados com os votos de um bom verão. 

Enquanto estava com os alunos na classe neste dia, recebi um e-mail. Eu nunca uso o celular na sala de aula, mas neste dia era necessário usar o celular para jogar os quizzes que os alunos prepararam.
O e-mail era da imigração norueguesa, a UDI e nele estava escrito: "Olá. Você recebeu a cidadania norueguesa." Informei meu marido, a professora que trabalha comigo e meus alunos imediatamente.

Dentro de alguns dias receberei uma carta contendo o procedimento para tirar o passaporte norueguês. Não terei que entregar o passaporte brasileiro, pois a Embaixada brasileira me orientou sobre isso. Na prática, ter a cidadania norueguesa não vai mudar muito a minha vida cotidiana. Hoje pensei no que eu poderei fazer sendo cidadã que eu não podia antes. Por enquanto descobri que vou poder votar nas eleições para o Parlamento além das eleições municipais e posso ser convocada para fazer parte do corpo de jurados em um julgamento. Uma funcionária da escola foi convidada para um jantar com os reis da Noruega em comemoração dos seus 25 anos de reinado na próxima quinta-feira. Estes convites são enviados a cidadãos noruegueses aleatoriamente. Isto significa que no futuro, eu posso ser convidada para uma ocasião parecida também!

Provavelmente em novembro haverá uma cerimônia para os novos cidadãos noruegueses organizada pelo governo estadual daqui (fylkeskommune). Nesta cerimônia haverá algumas apresentações musicais, cantaremos o hino nacional da Noruega (preciso decorar a letra!), teremos que declarar lealdade ao país lendo este texto:

Som norsk statsborger (Como cidadã norueguesa)
lover jeg troskap til mitt land Norge (eu prometo lealdade ao meu país Noruega)
og det norske samfunnet, (e à sociedade norueguesa)
og jeg støtter demokratiet (e eu apoio a democracia)
og menneskerettighetene (e os direitos humanos)
og vil respektere landets lover. (e vou respeitar as leis do país)

Receberemos também um livro e haverá uma recepção com comes e bebes ao final. Vou aguardar meu convite chegar. E vou usar meu bunad com orgulho.

Eu sinto que é o momento perfeito para me tornar cidadã norueguesa. Estou aqui há quase 10 anos com meu esposo norueguês, trabalho e pago meus impostos desde que cheguei aqui, falo o idioma fluentemente, cursei ensino superior aqui durante 6 anos (e pretendo cursar mais um ano), sou proprietária de um imóvel...Tenho família no Brasil e sinto saudades de muitas coisas (outras nem tanto), mas estou plenamente convencida de que é aqui que obtive minhas maiores conquistas (meu tão sonhado lugar ao gelo :)) e tenho minha vida atarefada, mas que me dá muitas alegrias. 

Estou pegando firme nos exercícios e na mudança de hábitos alimentares. Me exercito vigorosamente três vezes por semana. Parei de tomar café diariamente e passei a tomar mais chás e água. Estou preparando saladas verdes quase todos os dias e reduzi drasticamente o consumo de doces e carboidratos simples. Ainda estou longe de ser exemplar, mas estou satisfeita com este começo. 

Amanhã será meu último dia de trabalho deste ano letivo. Teremos somente planejamento. Meu escritório será reformado, então tive que encaixotar todos os pertences que tenho no trabalho. Volto à escola segunda-feira dia 15 de agosto e os alunos retornam às aulas dia 18. Não temos nenhuma viagem planejada. Meu esposo irá trabalhar durante todas as minhas férias. No próximo semestre, ele vai fazer um mestrado MBA em economia, e terá reduzir suas horas de trabalho, o que consequentemente afetará nosso orçamento. Será estranho ficar na Noruega durante todo o verão, já que costumamos viajar nesta época, mas penso que com o MBA ele terá melhores oportunidades de trabalho no futuro. Estamos investindo tempo em algo proveitoso para sua carreira. Eu vou tentar novamente fazer as matérias de religião no próximo semestre, será bom ter um companheiro de estudos aqui em casa.

Como vou estar de férias, pretendo escrever mais, vou fazer o possível.

6 comentários:

  1. Oi Raquel, Gostaria de saber como faco para aplicar para permissão de trabalho seasonal job na noruega, eu tenho o contrato. Você poderia por favor me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Acesse este link

      https://www.udi.no/en/want-to-apply/work-immigration/seasonal-workers/

      Boa sorte

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Raquel, meus parabéns pela conquista na terra do "Povo do Norte", como você comentou "Na prática, ter a cidadania norueguesa não vai mudar muito a minha vida cotidiana.", existem facilidades dentro da Noruega e no mundo que você terá, acho que não vem ao caso listar, mas quero expor aqui meus parabéns, parabéns pela sua conquistas... Impossível evitar comparações, no momento aqui no Brasil, obter coisas simples, ter o devido o respeito que do País com os seu povo é exemplo que a Noruega tem, coisa que aqui, infelizmente não temos... Você é Brasileira e sabe de nossas frustrações como povo, não quero citar aqui pra não ser chato...
    Eu sou um leitor do seu blog desde a época que era no "My space" ou "multiply", eu acho que eram esses os nomes rs rs. Desde do inicio do seu blog, você é a principal pessoa que acompanho sua saga ai na "terra do gelo", como você diz rs rs. Sonho muito em ir pra Noruega desde de quando entrei na faculdade, mas enfim, cada um na vida tem sua oportunidade a seu tempo, estou em busca da minha ai na "Terra do gelo".
    Raquel, não te conheço pessoalmente, mas como um bom Brasileiro desejo um "forte abraço", sucesso ai, eterno parabéns e quem sabe eu consiga esbarrar ai com você ai em algum momento e possamos brindar "skøl"!!!
    Takk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, muito obrigada pelo comentário. É quase inacreditável saber que há leitores que leem o blog desde a época do Multiply...10 anos atrás!
      Realmente, a Noruega me proporcionou oportunidades de crescimento pessoal e profissional que eu infelizmente jamais teria no Brasil. Isto é triste, por mais patriotismo que tenhamos não podemos deixar de admitir que no Brasil ainda há muito o que se fazer para que as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades que há aqui na Noruega.
      Desejo boa sorte em seu sonho de conhecer a Noruega algum dia.
      Skål!

      Excluir
  4. Boa noite Raquel!
    Minha esposa é filha de Norueguesa, ela consegue tirar a cidadania por aqui? Ou precisaremos ir ai?
    Quanto tempo médio leva para isso?

    ResponderExcluir