terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"E quem mora na Noruega?"

Sei que estou devendo uma postagem para falar do Natal, do Ano Novo e da visita do meu irmão. Mas, agora há pouco assisti a um vídeo do Dr. Dráuzio Varella no You Tube e tive que vir aqui escrever uma postagem sobre o inverno. Recebi comentários me pedindo postagens sobre este tema.

Neste vídeo, o Dr. Dráuzio fala sobre mitos e verdades sobre gripes e resfriados, e encerra o vídeo dizendo que não são friagens e exposição à baixas temperaturas que ocasionam gripes e resfriados e sim vírus. E ele faz a pergunta: "Já imaginou se a friagem fosse responsável por essas infecções? E quem mora no Canadá? E quem mora na Noruega?". Eu, nesses quase 10 anos de Noruega, fiquei pouquíssimas vezes resfriada e nunca peguei gripe. Há campanhas de vacinação gratuita contra a gripe suína, mas eu optei por não tomar esta vacina por enquanto. Lembro que, no começo, costumava dizer ao meu marido para não se expor à friagens por que poderia ficar resfriado e ele sempre me olhava com cara de ponto de interrogação. Aqui na Noruega nunca se ouviu falar nisso. Tanto é que ele apresentou o meu irmão a um hábito maluco bastante apreciado pelos noruegueses em geral: sair lá fora somente de roupa de banho, deitar na neve por alguns segundos e entrar na sauna.

Nos hospedamos em um hotel spa na Suécia e lá meu irmão fez outra maluquice nórdica: entrou em uma piscina (aquecida) ao ar livre a 25 graus abaixo de zero! Ele adorou a experiência, eu não tive coragem. E ninguém se resfriou ou pegou gripe.

Durante o serviço militar no extremo norte da Noruega (Kirkenes), meu marido conta que teve que nadar nas águas de um lago congelado várias vezes como parte do treinamento para sobrevivência no inverno. Não ficou doente por isso. Se alguém duvida, olhe este vídeo que encontrei no You Tube:



E aqui o vídeo do Dr. Dráuzio para quem quiser assistí-lo na íntegra:





3 comentários:

  1. Excelente! Excelente!

    As crianças por aqui brincam e rolam na neve e não estão bem. O problema é quando uma delas aparece gripada na turma. Todos juntos dentro da sala trocando o mesmo ar com vírus, daí não dá para evitar. :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amei seu blog meu sonho é morar e trabalhar noutro país e pelo o que vi a Noruega é um ótimo local. O que preciso fazer pra ir trabalhar aí? Aprender quantas línguas meu email é cs-vilciauskas@uol.com.br por favor me ajude ou alias ajude um brasileiro a vencer como você venceu. Parabéns você merece viu ótimo blog e ótima experiência de vida.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, cheguei no seu blog por indicação de uma amiga e queria dizer que a sua história é muito inspiradora! Eu era professora de inglês no Brasil e está bem difícil encontrar emprego na minha área aqui na Holanda. Você me deu forças para não desistir!

    Quanto ao seu post, realmente aqui me exponho muito mais ao frio e fico quase nunca doente! Adorei os vídeos!

    Beijos

    ResponderExcluir