quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Artigo sobre empregos na Noruega

Nos últimos dias tenho recebido muitos e-mails de pessoas interessadas em trabalhar na Noruega. Creio que o motivo seja um artigo publicado recentemente na revista Exame. Eis o link:

3 países que querem profissionais brasileiros

Sugiro a todos que tenham interesse em trabalhar aqui leiam atentamente o artigo. Recomendo também a leitura do site da embaixada da Noruega em Portugal sobre empregos:

Empregos na Noruega

Está bem claro no artigo que a Noruega precisa de mão-de-obra qualificada na área de engenharia, saúde e educação. Infelizmente a Noruega tem regras rígidas para imigração e para brasileiros, as únicas  formas de emigrar para o país de uma maneira geral são:

1) Ter passaporte norueguês  (por ser nascido aqui ou por parte dos pais, por exemplo)
2) Ter passaporte de um país europeu que faça parte do tratado de Schengen
3) Ser casado (a) com um(a) cidadã(o) norueguês e estar em dia com a documentação de imigrante.
4) Requerer um visto de trabalho ainda estando no Brasil e já tendo em mãos a oferta de trabalho ou contrato

Recebo muitos emails de pessoas dizendo que querem vir para trabalhar "com qualquer coisa", mas não é assim que funciona. É necessário ter qualificações. Exceto, claro para pessoas que são casadas com um(a) norueguês(esa) ou que tenham passaporte de um país membro do acordo de Schengen. Elas podem vir e procurar emprego em faxina, restaurantes, etc. Um bom exemplo é o grande número de jovens suecos que se mudam para a Noruega para trabalhar no setor de serviços. Eu pude começar como faxineira por que tinha permissão de trabalho por ter vindo com visto de noiva de duração de 6 meses. Após me casar eu tirei outro visto, o de reunificação familiar, que me autorizava a trabalhar normalmente.

As autoridades norueguesas também são exigentes na hora de reconhecer diplomas de outros países. Nem sempre um profissional formado em outro país pode exercer aqui sem antes fazer cursos complementares com matérias que estão nos currículos dos cursos superiores daqui.

Sites para procurar emprego na Noruega:

https://tjenester.nav.no/stillinger/forside

http://www.finn.no/finn/job/fulltime/result

Os anúncios estão em norueguês em sua maioria. Isto quer dizer que as empresas esperam que os candidatos falem ou norueguês ou inglês fluentemente.

14 comentários:

  1. Olá Raquel!
    Eu fiquei muito curiosa quanto à esse "visto de noiva" que você comentou, procurei aqui pelo google mas não encontrei nenhuma informação consistente. Como funciona? Existe em toda a UE ou é algo exclusivo da Noruega? Pergunto porque vou pra Espanha ano que vem com meu noivo (que é espanhol).
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel, você saberia me informar algumas empresas na área de engenharia em trondheim? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Como nem eu nem meu marido trabalhamos nessa área, não sei informar. Sugiro que você procure empresas petrolíferas como a Statoil, eles necessitam de engenheiros para atuar na área de exploração de petróleo. Boa sorte.

      Excluir
  3. Infelizmente a Statoil e outras empresas no momento estão demitindo funcionários, demissões em massa, já sõ mais de 15 mil demitidos e ainda nao pararam. Muitos engenheiros estão desempregados :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luciana. Como está o clima aí em Stavanger, a cidade do petróleo?

      Excluir
    2. Raquel, é muito estresse atualmente para quem trabalha nesta área e em outras áreas que acabam sendo afetadas também. As pessoas com medo de perderem o emprego e outras tantas já desempregadas e batalhando pra encontrar trabalho. Nas entrevistas agora são cerca de 300 pra uma vaga, soube por umas ex-colegas que foram demitas ano passado e estão na luta. E há previsões de mais demissões, infelizmente.
      Uns dizem que foi a primeira grande crise nessa área, outros dizem que em 1999/2000 também foi complicado, mas não sei.
      Li essa semana um artigo que diz que há uma estimativa de 200 mil desempregados nos próximos 5 anos, eu prefiro não acreditar, porque 200 mil desempregos só nessa área nos proximos 5 anos, em um pais com apenas 5 milhões, é bem complicado.
      Essa semana li essa reportagem onde diz que 1 em cada 3 engenheiros temem perder o emprego:
      http://www.dn.no/nyheter/energi/2015/05/11/0519/n-av-tre-ingenirer-frykter--miste-jobben

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá, me interessei bastante pela Noruega e queria te perguntar quais as dificuldades e facilidades de se encontrar um emprego na área da industria. Aqui no Brasil acabo de concluir um curso técnico em manutenção porém ainda não tenho a engenharia. Gostaria de saber se é difícil conseguir empresas que contratem funcionários assim e se o governo reconhece o meu certificado.

    Desde já agradeço e parabenizo pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sugiro que você leia os comentários acima. Você deve entrar em contato com o NOKUT para se informar sobre reconhecimento de diplomas.

      Excluir
  6. Como está a situação dos engenheiros por ai? Penso em ir prai, sou engenheiro mecatronico com especialização em petroleo e Gás. O que pode me dizer do mercado? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A situação dos engenheiros não está nada boa. O mercado petrolífero passa por uma grave crise, e muitos engenheiros estão sendo demitidos.

      Excluir
  7. Olá Raquel!
    Meu nome e Adelina tenho 30 anos sou licenciada em direito criminal pela Universidade de Moçambique.
    Estou actualmente a viver em Portugal Portugal procura de oportunidade de emprego ,mas pouco tem o país em termos remuneratórios para me oferecer isto falo em serviços como limpezas .entretanto estou querendo vir tentar procurar emprego nas limpezas de hoteis restaurantes em oslo, pois tenho uma amiga que me disponibilizou a casa dela.gostava de saber se neste momento e possivel aventurar ,.importante frizar que possuo a nacionalidade portuguesa e a documentacao valida como tambem carta de condução para ligeiros. adlynefreitas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo longe de Oslo, por isso prefiro não me pronunciar sobre a situação por ali. Boa sorte!

      Excluir