quinta-feira, 23 de outubro de 2014

8 anos de Noruega!

Tempos de faxina
Ontem, 22 de outubro, fez 8 anos desde que vim parar na Noruega. Para marcar a data resolvemos rever as fotos do dia em que cheguei e o que aconteceu nos próximos meses. Devo admitir que fiquei emocionada ao recordar todas as experiências que vivenciei nesses oito anos. As fotos mais especiais foram as da época em que eu trabalhava de faxineira. Uma época difícil, em que eu sentia que a vida não progredia por causa da falta de oportunidades e cheguei a pensar que teria que me contentar em trabalhar em ocupações que não condiziam com minhas ambições e competência. Fazer faxina era um trabalho digno, tranquilo, mas eu tinha uma meta de que esse serviço seria um ganha-pão temporário enquanto eu não conseguisse outras oportunidades. Mas, nunca, nunca mesmo cogitei a possibilidade de voltar ao Brasil. Desde o começo via a Noruega como meu novo e definitivo lar.

Foi quando me tornei fluente em norueguês e tirei minha carteira de motorista norueguesa que as primeiras portas se abriram. Ainda na faxina, mas com mais trabalho e melhor renda. O fato de eu poder dirigir meu próprio carro aonde eu quisesse me deu auto-confiança e forças para alçar voos mais altos. Passei de uma faxineira que sempre ia fazer limpeza junto com outras colegas a uma faxineira quase que autônoma, que podia ir sozinha a qualquer lugar para trabalhar por que sabia conversar com o cliente e não dependia de condução e de carona.

Artigo de jornal com minha classe do ensino médio para adultos
Mas, definitivamente, foi quando eu me matriculei no curso de capacitação para adultos que queriam fazer faculdade (Studiekompetansekurs) que eu percebi que havia ótimas oportunidades esperando por mim. Comecei a ler literatura de qualidade em norueguês, aprendi sobre a sociedade e estudei em uma classe formada somente de alunos noruegueses, o que me ajudou muito para melhorar o convívio social. Um grande erro é emigrar e não se misturar com os noruegueses, por que cria uma segregação voluntária por parte dos estrangeiros. Fiz o exame final em norueguês junto com todos os alunos do colegial (videregående skole), tirei nota 4 (nota máxima é 6) e tirei nota 6 na prova oral, também em norueguês. Nunca vou me esquecer da frase que a professora que me examinou disse ao me comunicar a nota: "Sua nota é seis, mas bem que poderia ser um sete!".

Ao deixar a vida na pequena ilha Frøya e me mudar para Klæbu, ao lado de Trondheim e com certificado de Studiekompetanse em mãos, me matriculei na NTNU para cursar um ano de Letras em Inglês. Foi nesse ano que comecei a sentir que meus sonhos poderiam, sim, se realizar. Estar em uma aula de literatura com professores ingleses que davam um verdadeiro show de conhecimento, que me puseram em contato com obras primas de textos e poemas alegravam os meus dias e me faziam querer aprender mais e mais. Lembro que me senti muito triste ao receber a notícia de que meu avô havia falecido e eu não poderia estar em seu funeral.

Ao completar o ano de Letras em Inglês, nos mudamos para um apartmento alugado em Trondheim e me matriculei em Letras em Espanhol. Nesta época fazia faxina em uma creche. Em janeiro de 2010 me cadastrei em uma agência de empregos temporários e, por ironia do destino, recebi, em março, uma proposta para trabalhar como professora em uma ilha chamada Frøya. Larguei a faxina e passei a lecionar dois dias por semana. Tinha que fazer uma viagem de barco de 2 horas, mais uma viagem de ônibus de 1 hora para chegar ao meu local de trabalho. Na volta, uma viagem de ônibus com duração de 3 horas. Foi nessa época em que recebi a notícia de que com mais 60 créditos eu poderia fazer Prática Pedagógica e tirar a licenciatura que me autorizaria a lecionar. Me matriculei então no curso de Ciências Sociais para obter esses 60 créditos. Em julho de 2010 recebi um telefonema da escola onde trabalho até hoje. Eles queriam me contratar como professora de espanhol. A mesma escola em que meu marido estudou. Nada de longas viagens para trabalhar, agora tinha um emprego na cidade vizinha à Trondheim! Comecei somente lecionando espanhol, logo passei a lecionar inglês e hoje leciono, além dessas duas matérias, história, geografia, estudos sociais e religião.

Esta vista é um privilégio e uma inspiração para continuar batalhando
Em agosto de 2011 começava a Prática Pedagógica junto com o trabalho. Foram certamente os anos mais estressantes da minha vida na Noruega. Sempre algo para ler, um trabalho para entregar, provas para corrigir e finalmente o estágio, que exigiu muito do meu tempo. Em maio de 2012 realizamos o sonho da casa própria  e compramos nosso apartamento que não trocaríamos por nada nesse mundo. Temos uma das vistas mais lindas da cidade. Em junho de 2013 entreguei meus trabalhos finais e fiz o exame oral. Nota A no exame oral de pedagogia, Nota A no trabalho escrito de pedagogia, Notas B nos dois trabalhos de didática de inglês e de espanhol. Havia chegado ao fim da linha. Tinha documentação que provava que eu era uma professora com competência formal para lecionar em qualquer escola do ensino fundamental e médio do país.

Viajamos para o Brasil em julho do ao passado e passamos 5 meses e meio descansando, férias longas e merecidas financiadas com muito trabalho e economias. Ao voltar eu já tinha contrato assinado com a escola para um emprego permanente. Recebi a proposta para aumentar a carga horária, de 80% para 100%. Hoje, trabalho com o que gosto e sinto que fiz as escolhas certas.

Os planos para o futuro são fazer ainda mais um curso na NTNU, de religião e conseguir ainda mais 60 créditos para melhorar meu currículo. Nesta semana enviei meus documentos e agora é aguardar a resposta.

Oito anos de muito trabalho, estudos, saudades da família, vitórias, derrotas e muitas alegrias. Que venham mais 8!

30 comentários:

  1. Raquel, você é um exemplo, e que exemplo! Parabéns por todas as conquistas, foram mais do que merecidas. É impossível não se inspirar depois de ler esse post, saiba que te admiro demais.

    um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Desejo muita sorte para você que acaba de chegar. Um abraço!

      Excluir
  2. Uau! Que história! Qta dedicação e foco! Parabéns por todos esses anos e todas essas conquistas! Abraços e obrigada por compartilhar a experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Leio também sobre suas experièncias, muito interessantes! Abraços!

      Excluir
  3. Cara, sua história é muito inspiradora! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel! Primeiramente, parabéns pela batalha ai na Noruega. As notícias vinculadas ao país retratam um país bonito e com muitas oportunidades....

    Infelizmente, para brasileiros conseguirem visto para trabalhar eles devem ter uma oferta prévia de trabalho né?!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Leia o próximo post sobre empregos na Noruega, lá explico como funciona.

      Excluir
  5. Oi, Raquel!
    Esta máquina é aquela com que você quebrou o vidro?
    Você é minha madrinha de blog - a primeira! Me lembrei com nostalgia desta retrospectiva: a bela ilha; a faxina; estudos; professora de inglês, morte dos avos (aquele da fazenda norueguesa também), viagens, o apartamento; os costumes, tantas fotos...
    Sabe que de vez em quando releio algum post antigo? É tanta mudança em oito anos, sou orgulhosa de você!

    Até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      Eu quebrei o vidro de outro shopping, mas a máquina era quase igual, só que era cinza.Que legal que vocè lembrou desse episódio! Significa muito para mim saber que você me acompanha há tanto tempo. E meu marido adorou todos seus comentários no blog dele também. Um abraço!

      Excluir
  6. Olá, Raquel! Sua história é muito inspiradora! Somente uma dúvida: Com que idade você migrou para Noruega?! Pergunto isso pois estou à beira dos meus 30 anos e gostaria de tomar novos rumos na minha vida. Um grande abraço e que você continue nessa jornada de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tinha 30 aos quando cheguei aqui. Obrigada pela mensagem!

      Excluir
  7. Olá Raquel! Sua história trouxe um pouco mais de alegria e inspiração a minha noite de hoje. Felicidade e muito sucesso! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Que história bonita!! De uma verdadeira guerreira. Nossos parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, primeiramente queria dizer que seu blog tá de parabéns! como que você conseguiu visto para trabalhar no começo e como você se comunicava? Já sabia norueguês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu já vim com visto temporário de residência e trabalho do Brasil. Só me comunicava em inglês, aprendi norueguês em cerca de seis meses.

      Excluir
  11. Oi Raquel, que orgulho de vc! Que raça , persistência e exemplo! Em dez dias terei resposta da NTNU para um mestrado de engenharia . Assim como vc quero ficar ai . Deseje-me sorte!

    ResponderExcluir
  12. Raquel que raça ! Parabéns ! Aguardo da NTNU resposta p/ mestrado em Trondheim semana q vem! Parabéns pela sua luta e exemplo !

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Raquel, que história linda, que exemplo de determinação, perseverança, fé, força e etc, meus parabéns!
    Eu estou querendo sair do Brasil, e esse sair da zona de conforto nos deixa com receio, pois não sei o que mim espera, mas lendo seu testemunho, percebe que se eu tiver uma força de vontade como a sua irei sim conseguir morar em outro país! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Raquel!
    Que testemunho lindo o seu, sua garra, perseverança, foco, fé e determinação fizeram você merecer tudo de bom, isso mim inspira e mim deixa mais confiante em sair do Brasil e tentar viver uma vida melhor em outro país, pois se eu tiver essa força de vontade que você teve, com certeza irei alcançar meus objetivos também! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Raquel!
    Fiquei muito feliz em voltar no seu blogue depois de muito tempo e saber disso tudo! Muito inspirador!
    Estou muito contente, de verdade.
    Eu comecei a le seu blogue bem no inicio e depois me perdi e agora encontrei de novo! Feliz!

    bbj

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Raquel,
    Com esforço conseguimos tudo que pretendemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dinalva! Espero que tenha te ajudado durante nossa conversa. Boa sorte para você!

      Excluir