segunda-feira, 28 de julho de 2014

Boletim das férias III

Vista do fiorde no sítio onde a vovó cresceu
O verão aqui na minha região continua fazendo noruegueses e estrangeiros felizes e para completar a felicidade, semana passada meu marido entrou de férias. É muito diferente estar de férias sozinha e estar de férias junto com ele. Agora que não dependemos mais de ônibus e caronas, podemos planejar passeios para lugares mais distantes e foi isso que fizemos. Na terça-feira fomos fazer um passeio ao lugar onde a avó do Morten cresceu, um fiorde chamado Verrafjorden. Eu sempre quis conhecer esse lugar e valeu muito a pena. Após cerca de duas horas de viagem saindo de Trondheim, nos deparamos com paisagens incríveis.
O fiorde visto de outro ângulo
Uma plantação de morangos
Depois de muito bate-papo com a família e um lanche bem reforçado debaixo do sol escaldante, pegamos o rumo de volta para Trondheim. Eu e o Morten havíamos combinado de parar para comprar morangos caso víssemos alguém vendendo a um preço camarada na beira da estrada. Encontramos algo ainda melhor - um sítio cujos proprietários deixavam o próprio freguês colher os morangos, a 30 coroas (mais ou menos 10 reais) o quilo. Precavidos como somos, tínhamos uma bacia de plástico no porta-malas e tratamos de ir colher morangos. Eu nunca havia feito isso na vida e foi uma experiência muito divertida para mim. Depois de quase 3 horas colhendo morangos, saímos de lá com quase 10 quilos. Com os morangos fizemos muita geleia que congelamos na mesma noite. Temos um bom estoque que deve durar pelo menos até o próximo verão. 
Uma amostra da nossa colheita

Uma rena pastando na ida para o chalé
Uma molte antes de ser colhida e virar geleia
No dia seguinte, quarta-feira, empacotamos nossas mochilas e seguimos para o chalé da família, que fica nas montanhas de um município chamado Selbu. O lugar é muito isolado, pois não há vizinhos, televisão nem internet. Apreciamos o silêncio total, encontramos alguns animais na floresta, o Morten tentou pescar trutas no lago sem sucesso e colhemos quase 8 quilos de uma frutinha silvestre chamada multe. Na sexta-feira eu fiquei tão empolgada colhendo multe que fui parar bem longe do chalé, mas felizmente consegui encontrar o caminho de volta.



Dá um pouco de trabalho colher multer, por que tivemos que retirar pequenas folhas e outras impurezas das frutinhas com uma pinça, depois fervê-las e guardá-las em um lugar refrigerado. Ao chegar em casa misturamos com açúcar e embalamos a geleia em potes. Esta frutinha é muito apreciada pelos noruegueses e, segundo o Morten, ele nunca antes havia visto tanta multe na floresta como este ano. No Natal muitas famílias servem uma sobremesa chamada Multekrem, que é a geleia de multe misturada com chantilly. Muito bom!
Enquanto procurava o caminho para o chalé me deparei com
esse rio de águas cristalinas


Uma noite vimos outra rena perto do chalé, desta vez branquinha. E às 4 hs da madrugada de sábado para domingo, escutamos um barulho debaixo da janela do nosso quarto. Quando fomos ver o que era, nos deparamos com duas outras renas que pararam no chalé para pastar. Infelizmente não tiramos foto dos visitantes, pois ficamos com medo de espantá-las com o barulho. Para completar o "safári", ainda vimos um alce fêmea com seu filhote na estrada a caminho de Trondheim.  Fazia muito tempo que havíamos visitado o chalé e tivemos muita sorte tanto com o tempo, com a abundância de frutinhas e com o tanto de animais que vimos na floresta.

Uma rena branca pastando a 150 metros do chalé
Infelizmente, quando chegamos em casa no domingo tivemos uma surpresa muito desagradável: alguém entrou no porão do prédio por uma janela destrancada e arrombou nosso depósito com um pé-de-cabra. Roubaram algumas ferramentas do Morten, sua bicicleta e outras coisas de menor valor. Hoje o Morten já foi até a polícia prestar queixa e colocou uma nova fechadura mais reforçada na porta do nosso depósito. Nesta época de verão os gatunos se aproveitam do fato de muitos estarem fora de casa por causa das férias e praticam pequenos furtos. Todo cuidado é pouco!

Hoje estamos fazendo uma pausa e amanhã seguiremos viagem para outro destino. Temos somente duas semanas de férias restantes e queremos ficar em casa na última semana. A previsão do tempo é boa para os próximos dias é boa e esperamos desfrutar de nossa última viagem nessas férias de um verão até agora memorável.

9 comentários:

  1. Guria, fiquei espantada com o furto.... uau! Ano passado eu fui roubada dentro do metrô de Estocolmo nessa mesma época. Abriram minha bolsa enquanto eu empurrava o carrinho da minha filha saindo do vagão. :( Sobre os morangos, fiquei imaginando levar minha menina para comê-los: que delícia!!! Boas férias para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de voltar de uma estadia maravilhosa em Estocolmo e amei a cidade! Mas, infelizmente existem ladrões em todos os lugares. Leio seu blog também!

      Excluir
    2. Que legal saber que você passa lá na "Minha Aquarela". Seja bem-vinda! Desde que mudamos para Oslo, estou sempre te acompanhando também! :) Beijao

      Excluir
  2. Vocês vão congelar a geléia até o verão que vem, Raquel? E ela fica boa, normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a geleia fica normal. À geleia de morango adicionamos um conservantes em pó chamado 'Certo' que deixa a geleia mais incorpada. Na geleia de multe não adicionamos nada e ela fica muito boa.

      Excluir
  3. Oi Raquel, boas férias!!! Aproveite muito!!! E como é linda a Noruega!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sam, para você também. Vem conhecer uma hora! :)

      Excluir
  4. Férias maravilhosas, com tantas coisas para se ver e fazer, renas, morangos, montanhas. Nada se compara a quebrar a rotina e viajar, ainda mais nesse lugar tão lindo. Não me canso de admirar esse país, em todos os sentidos, seja pelas paisagens e pela cultura tão singular. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel. Meu nome é Tom. Sou de Brasília. Sou ator e diretor artistico. Trabalho com cinema e comerciais de TV.

    Estou querendo ir pra Oslo em dezembro com minha noiva.
    Poderia me dar algumas dicas e conselhos sobre a região?

    Aguardo resposta.

    ;)

    ResponderExcluir